Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Mostra é no Museu Antropológico em Goiânia | 07.11.25 - 12:48
Raquel Rocha (Foto: Lucas Almeida)A Redação
Goiânia – No mês da consciência negra, o Orum Aiyê Quilombo Cultural ocupa o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG) com duas exposições artísticas afro-referenciadas e de protagonismo negro. "Iyá Agba - As Matriarcas" e "Entre Olhares, Raízes e Memórias" ocorrem no dia 15 de novembro, sábado, às 19 horas, no Museu Antropológico da UFG (na Praça Universitária). Em “Iyá Agba - As Matriarcas”, a artista visual Raquel Rocha apresenta novas obras lançadas em 2025, que expandem sua pesquisa e homenageiam as Mães de Santo que resistiram bravamente às tentativas de extermínio da religiosidade e cultura afro-brasileira.
"Entre Olhares, Raízes e Memórias" é uma coletiva que celebra a ancestralidade e a representatividade de artistas negros como Rafaela Rocha e Lucas Almeida, além de Raquel Rocha. Esta mostra multifacetada convida à reflexão sobre pertencimento, provocando diálogos essenciais sobre questões sociais e políticas. As duas exposições integram o Festival de Artes Negras, realizado pelo Orum Aiyê Quilombo Cultural.
A série “As matriarcas”, que em setembro ganhou uma exposição individual na Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, faz um levantamento histórico de grandes mães de santo brasileiras, feita a partir da técnica de acrílica sobre peneiras bordadas com 16 búzios representando o jogo do merindilogun. As pinturas são acompanhadas por uma quartinha (anfora pequena de barro) suspensa, preenchida com água (omí), simbolizando a vida do ancestral cultuado. “A série traz como poética a manutenção da vida de todas essas mulheres. Por meio do culto e da memória, seus legados nos armam diante do racismo e elas se erguem como um exército de ancestrais intrépidos e prontos para nos fortalecer diante da luta contra o racismo”, explica a artista visual.
Serviço
Orum Aiyê Quilombo Cultural apresenta duas exposições de artes visuais: "Iyá Agba - As Matriarcas" e "Entre Olhares, Raízes e Memórias"
Data: 15 de novembro
Horário: 19h
Local: Museu Antropológico da UFG, Praça Universitária