Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Exibição ocorre nesta terça e quarta | 21.01.25 - 12:06
Mulheres engajadas no Sarau das Minas GO (Foto: Allan Silva)A Redação
Goiânia – O Sarau das Minas GO celebra oito anos de existência com documentário dirigido pela atriz e escritora, Carol Schmid. Com apoio da Lei Paulo Gustavo, o filme será exibido na quarta (22/1) na Associação Casa de Cultura Antônia Ferreira de Sousa (ASCAFESO), às 15h
Realizado pela Concha Filmes, o documentário de 25 minutos foi elaborado a partir do depoimento de mais de 15 artistas. Com diferentes pontos de vista, elas representam as mais de 350 participantes em trinta e cinco edições do sarau.
Segundo Schmid, que é fundadora e coordenadora do Sarau das Minas, desde o princípio a ideia era criar um sarau itinerante com palco aberto para manifestações artísticas. A diversidade humana é uma das principais características deste projeto, que reúne pessoas brancas, negras, indígenas, cis, trans e com diferentes orientações sexuais.
A faixa etária das participantes varia de 3 a 92 anos e também é grande a variedade das áreas de atuação. O palco aberto do Sarau das Minas acolhe a poesia, a prosa, música, dança, HQs, performance, stand up, teatro, pintura, fotografia, audiovisual. Mas a coordenação entende que o projeto tem objetivos que vão além do fomento à produção artística da mulher (cis e trans) em Goiás.
“Construir um ambiente seguro, com lugar de fala para a mulher que quer mostrar sua arte, ou apenas compartilhar um relato de sua vida, é fundamental para se estimular a sororidade e o empoderamento feminino, cruciais para que mulheres reconheçam seu papel transformador na sociedade, ocupando-o com consciência”, defende Schmid.
O documentário Sarau das Minas GO já foi exibido no Pontão de Cultura Cidade Livre (18), está programado para ser exibido nesta terça (21) na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e no Kasarão, no Centro de Goiânia, no dia 15 de fevereiro.
Programação
21/01 (terça), às 17h30, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - ALEGO (Av. Emival Bueno, Quadra G, Lote 1, Park Lozandes, Goiânia)
22/01 (quarta), às 15h, na Associação Casa de Cultura Antônia Ferreira de Sousa - ASCAFESO (Rua João Alves Forte, Res. Forteville, Goiânia)