A Redação
Goiânia – O Sesc Centro, em Goiânia, receberá a estreia do documentário “O Tempo Que Nos Habita”, dirigido pela cineasta goiana Simone Caetano. A obra, realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura, conta também com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás. Com 32 minutos de duração, a produção da Balacobaco Filmes explora o legado da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), destacando o protagonismo feminino na cultura goiana.
Desenvolvida ao longo de meses de pesquisa pela diretora Simone Caetano e pela roteirista Anna K. Lacerda, a narrativa do filme resgata histórias de mulheres que superaram desafios para ocupar espaços historicamente negados a elas.
“Essas mulheres não só abriram portas, mas criaram caminhos que antes sequer existiam. O filme é uma forma de honrar o esforço e a resistência delas, ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre os desafios que ainda persistem”, afirma Simone.
Programação especial marca a estreia:
A estreia contará com uma programação repleta de atrações que celebram a arte em suas diversas formas:
• 19h – Exibição do documentário “O Tempo Que Nos Habita”
• 19h45 – Bate-papo com a diretora Simone Caetano, a roteirista Anna K. Lacerda e as artistas Elizabeth Abreu Caldeira, Maria Elizabeth Fleury Teixeira e Sandra Maria Fontana Queiroz de Pina
• 20h15 – Apresentação musical com Andréa Luísa Teixeira
• 20h30 – Recital de poemas com Placidina Lemes Siqueira, Dani de Brito, Claudia
Carvalho e Denise Lopes Rodrigues
• 20h40 às 21h30 – Coquetel
*Entrada gratuita com lugares limitados
Simone Caetano, que também realizou a fotografia do documentário, destaca a importância de lançar o filme em um evento que celebra tantas formas de expressão artística. “Queria que o lançamento representasse essas mulheres e fosse uma extensão do que o filme propõe: um espaço para a arte feminina em todas as suas manifestações. O coquetel, a música e a poesia reforçam essa ideia de encontro e celebração”.
Leia mais
Assembleia Legislativa homenageia Aflag pelos seus 55 anos