A Redação
Goiânia – O blog feminista Vulva Revolução, que virou festa, zine e evento, agora vai se tornar livro pela editora goiana negalilu, e embarca em uma tour de lançamento por Brasília (DF), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Em fevereiro, o livro será lançado também em Goiânia.
O blog foi criado em 2014, uma iniciativa da jornalista e escritora Maíra Valério, diretamente da capital federal. O que começou como um espaço virtual para compartilhar sonhos, angústias, ideias e reflexões sobre o nosso tempo, a partir de uma perspectiva feminista, logo se transformou em uma potente ferramenta de debate, alcançando de forma orgânica mais de 2 milhões de pessoas.
De viralização em viralização, o que era um blog cresceu e ganhou uma abordagem multimídia, resultando em feiras, palestras, festas, rodas de conversa, publicações impressas, participações em curadorias de eventos e muito mais, extrapolando as fronteiras de Brasília. Este ano, o Vulva Revolução completa uma década de existência, com uma bagagem de muitas ações realizadas de modo completamente independente.
Da tela para o papel
Textos ácidos, bem humorados e inteligentes agora ganham uma nova roupagem. Os conteúdos mais emblemáticos do Vulva Revolução serão publicados pela editora negalilu, de Goiânia, que desde 2013 se dedica a democratizar o acesso à leitura e amenizar a invisibilidade da produção gráfica e literária fora dos grandes eixos. Com atenção voltada para a autoria sub-representada, a editora já publicou mais de 50 títulos, além de realizar ações formativas e eventos literários, como a feira e-cêntrica.
O livro “Vulva Revolução” inaugura a coleção blobloblo, que tem o intuito de organizar e publicar conteúdos relevantes que foram originalmente disponibilizados em blogs criados há mais de uma década. “Uma coleção assim nos auxilia na compreensão da cibercultura no nosso tempo, à medida que registra a motivação das blogueiras e dos blogueiros para tornar públicas informações, opiniões e ideias, assim como a escolha dos temas, a receptividade do público leitor e o impacto disso na vida pessoal de quem lê e de quem escreve”, ressalta Lari Mundim, criadora da negalilu e idealizadora da coleção blobloblo.
Para Maíra, a publicação é de grande relevância para os tempos atuais. “É de extrema importância resgatar e organizar toda essa história, e parte da produção do Vulva Revolução, em um livro que está sendo realizado de modo tão cuidadoso em termos de adaptação, edição e produção gráfica. O livro aborda questões feministas de modo acessível e descomplicado, e isso torna a compilação ainda mais necessária”, diz a autora do Vulva Revolução.
O livro já está em fase de impressão, mas segue em pré-venda. Ele pode ser adquirido pelo PagSeguro, com envio para todo o Brasil, pelo
link.
Tour de lançamento
O livro será lançado em Brasília, dia 20 de dezembro, no Barito, aconchegante ambiente LGBTQIA+ com drinks autorais. Em janeiro, será lançado dia 17, em São Paulo (SP), na Ria Livraria, que realiza pocket shows literários, encontros musicais e conta com apurada curadoria e acervo de edições raras. Em seguida, parte para o Rio de Janeiro (RJ), para lançamento dia 23 no pub Oscar Selvagem, que em homenagem à Oscar Wilde, busca acolher gente feliz, criativa e livre de rótulos. Em fevereiro, o lançamento está previsto em Goiânia.
Leia mais