Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – O escritor Luís Araujo Pereira lança na quinta-feira (5/12) o seu novo livro de poemas, Pegadas de gato – Poemas da quarentena [2020-2023]. A sessão de autógrafos ocorre em Goiânia na Livraria Nobel, no Shopping Bougainville, no Setor Marista, das 18h30 às 21h. Com ilustrações de Vinícius Yano, a obra integra a coleção cabeça de poeta, da martelo casa editorial, e reúne 56 poemas que foram escritos durante a pandemia de covid-19.
Luís Araujo conta que começou a compor os primeiros poemas de Pegadas de gato na fase inicial do isolamento obrigatório da pandemia. “Foram dois anos de escrita e mais um de revisão, compreendendo o período de abril de 2020 ao final de 2023”, afirma. O livro está organizado em sete núcleos, não nomeados, cada um com oito poemas, sendo o primeiro deles uma espécie de “abre-alas”. “Se houver interesse, o leitor atento saberá reconhecê-los”, desafia o escritor.
“Evidentemente, não pude fechar os olhos ao que assistia diariamente pela imprensa: morte em massa, negligência governamental, medo e angústia de se infectar, negacionismo e terraplanismo, a irracionalidade por toda a parte”, lembra Luís. “Considero tudo o que vivemos um pesadelo, uma temporada no inferno. Nada do que vivemos pode ser esquecido”. Para o autor, o seu novo livro pode ser classificado como uma espécie de testemunho poético desse período sombrio da vida brasileira, “quando o mundo parecia ter se tornado um lugar inóspito, imprevisível, aberrante”. E acrescenta: “A poesia é também um lugar da memória”.
Assim como em outros livros do escritor, a exemplo de Garatujas (2016) e Minigrafias (2009), em Pegadas de gato a poesia dialoga com outras línguas. “Por isso, apropriei-me do francês para a elaboração de alguns poemas ou para incluí-lo furtivamente em outros”. Num deles, “La deuxième”, o francês surge como uma língua afetiva (“Langue/ de mon coeur/ d’écrivain”).
Luís Araujo considera que seu novo livro traz uma reunião de poemas “em tom menor, quase fúnebres, sem solenidade e grandiloquência”. Outra marca é a simplicidade que caracteriza a sua escrita, mas sem abrir mão do rigor formal e da sistematização verbal, além da musicalidade, traço característico da escrita do autor. “Para o meu conforto, a poesia é um gênero que tudo pode, inclusive, como escreveu Horácio em uma de suas epístolas, aplacar os deuses celestiais”, graceja ele.
Serviço:
Lançamento do livro: Pegadas de gato – Poemas da quarentena [2020-2023]
Local: Livraria Nobel, no Shopping Bougainville (Rua 9, nº 1855, Setor Marista, primeiro piso)
Horário: das 18h30 às 21h
Ficha técnica
Livro: Pegadas de gato – Poemas da quarentena [2020-2023]
Autor: Luís Araujo Pereira
Ilustrações: Vinícius Yano
Editora: martelo casa editorial
Páginas: 128
Preço: R$ 72