Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Lançamento é nesta sexta (Imagem: divulgação)A Redação
Goiânia – Será lançado no dia 15 de novembro, às 19h, na sede da Fundação Frei Simão, na cidade de Goiás, o livro Pitanga, de Regina Lacerda. Publicado em 1954, só agora o livro tem a sua segunda edição, num trabalho bem cuidado da Editora Trilhas Urbanas e da Leodegária Publicações.
Primeiro livro da escritora, poetisa, folclorista e pesquisadora, Pitanga marca na história da literatura goiana a segunda mulher a publicar um livro no Estado de Goiás, sendo a primeira a poetisa Leodegária de Jesus, que deixou seus dois únicos livros, Coroa de lírios de 1906 e Orchideas de 1928. Livro importante para a história da escrita de punho feminino a nova edição de Pitanga acrescenta poemas de original datilografado com o qual a poetisa presenteou a amiga pintora Goiandira do Couto, intitulado Pitanga – Segunda Safra, com alguns poemas novos, e indicando a vontade de Regina Lacerda de fazer uma segunda edição ampliada, que não se concretizou. E ainda o livro traz poemas dispersos.
Reeditado exatos 70 anos após a primeira edição, a nova publicação foi possível pelo empenho do sobrinho da autora junto à família para liberar os direitos autorais.
Com ilustração e desenho de capa de Vinícius Yano, reconhecido ilustrador em Goiânia, texto crítico do Professor da UFG Antón Corbacho e notas bibliográficas do sobrinho da autora o livro é uma importante contribuição das editoras à literatura goiana que têm reeditado obras esgotadas e/ou em domínio público, como foram o livro Coroa de lírios de Leodegária de Jesus e Poesias de Hugo de Carvalho Ramos.