Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Cena de 'Notas Pendulares' (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – O documentário “Goiânia: Notas Pendulares sobre a Metrópole”, que aborda a rotina de trabalhadores que utilizam o Eixo Anhanguera e suas extensões para trabalharem na capital goiana, terá sua pré-estreia no Cine Ritz, no Centro da cidade. A exibição é gratuita e ocorre no dia 21 de setembro, às 20h, seguida de bate-papo do público com o diretor O. Juliano Gomez
A produção do curta-metragem foi viabilizada pelo Edital nº 4/2023 da Lei de Incentivo Paulo Gustavo, por meio da Secult Goiás. O filme propõe falar sobre os moradores de regiões afastadas da metrópole goianiense, que precisam passar pelo transporte público. Trajetos que muitas vezes se dão pela característica do movimento pendular dessas pessoas vindo para Goiânia.
O documentário, na concepção do diretor, faz com que o público repare a cidade, repare as pessoas, os operários que constroem a cidade. “Trabalhadores, que muitas vezes não podem morar na cidade. Eles vêm, constroem e voltam para suas casas, nas regiões mais afastadas, às vezes até em outra cidade”, completa.
O lançamento oficial está previsto para ocorrer em 2025, pois o filme ainda irá fazer alguns ajustes, como tradução em outras línguas: inglês, espanhol, francês. A intenção é fazer com que o documentário circule por diversos festivais de cinema. “A ideia é realmente distribuir o máximo possível por Goiás, Brasil e pelo mundo. Assim, o filme será visto por outras pessoas, que, inclusive, podem se identificar com os operários da narrativa”, finaliza.
Serviço
Assunto: Documentário “Goiânia: Notas Pendulares sobre a Metrópole”
Quando: sábado (21/9), às 20h
Onde: Cine Ritz, Rua 8, 501 – St. Central, Goiânia-GO
Filme: com legendas para surdos e pessoas ensurdecidas e audiodescrição
Bate-papo: com interpretação em Libras
Entrada gratuita