Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – O documentário “O Lado Que A Cidade Não Vê”, dirigido por Thomas Toledo, mostra como uma sociedade transfóbica, machista e racista dificulta e exclui corpos trans do mercado de trabalho. A estreia ocorre na Mostra de Documentários Coleção da Cidade, no dia 21 de setembro, às 20h, no Cine Ritz, no Centro de Goiânia. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
O documentário apresenta o cotidiano de três pessoas trans que buscam o sustento de suas vidas, todos moradores de Goiânia. O filme retrata a vida de Fernando, um vendedor de roupas femininas na Rua 44; Gustavo, fotógrafo e ativista na luta por direitos da comunidade trans e Cristal, estudante de dança e manicure.
De acordo com o diretor, Thomas Toledo, ele decidiu fazer filmes de temática LGBTQIA+ com uma abordagem mais sensível. “Minha motivação é falar que essas pessoas só estão querendo pagar as contas. É uma correria que a gente passa. Eu, você, todo mundo - isso é o que o filme traz. Eu busquei documentar cenas do cotidiano, baseadas nessa questão social que é o mercado de trabalho”, explica.
A mensagem do filme, segundo o diretor, é de que está todo mundo no mesmo barco, correndo atrás do seu ganha-pão. “Não adianta você achar que o mercado de trabalho está difícil só pra você. Para algumas pessoas acaba sendo mais difícil. Mas isso, não faz com que a sua dificuldade seja menor que a minha! No fundo, no fundo, a gente está igual”, completa Thomas Toledo.
A produção do curta metragem foi viabilizada pelo Edital nº 4/2023 da Lei de Incentivo Paulo Gustavo, por meio da Secult Goiás. Thomas Toledo é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua desde 2018, nas funções de diretor, assistente de direção, roteirista, fotógrafo e editor. Anteriormente, dirigiu dois outros filmes: “Feliz Aniversário” (2022) e “ICTUS” (2023).
Serviço
Assunto: Estreia do documentário “O Lado Que A Cidade Não Vê”
Quando: sábado (21/9), às 20h
Onde: Cine Ritz, Rua 8, 501 – St. Central, Goiânia-GO
Classificação: 14 anos
Mais informações: @oladoqueacidadenaove
Entrada gratuita