A Redação
Goiânia - Goiânia vai sediar a partir desta quarta-feira (15/11) o 2º Festival de Palhaçaria Preta, evento que reunirá palhaços pretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás. A programação, que segue até domingo (19/11), será realizada no espaço cultural Orum Aiyê Quilombo Cultural, localizado no Setor Nossa Morada, região Norte de Goiânia. O evento conta com a produção de Raquel Rocha e Marcelo Marques e assistência de produção de Matheus Alcantara. Os ingressos custam R$15 e há meia entrada para estudantes e pessoas negras.
O evento tem como principal objetivo promover o protagonismo preto, destacando a rica herança artística de artistas negros no mundo da palhaçaria. “Este festival não apenas celebra a diversidade, mas também destaca a importância de resistir e persistir em um cenário cultural que historicamente subestimou o talento e a criatividade preta”, argumenta a produtora e artista Raquel Rocha.
Leia mais:
O evento homenageia o palhaço artista Eduardo das Neves, nascido em 1874 e falecido em 11 de novembro de 1919. Sua trajetória brilhante fez dele uma figura lendária, sendo considerado um dos precursores da palhaçaria no Brasil. Conhecido como palhaço negro ou Nego Dudu, foi um palhaço e artista circense brasileiro que marcou a história do circo no país. “Eduardo das Neves foi um pioneiro na arte do palhaço e sua influência é sentida até os dias de hoje. Este festival tem como missão preservar sua memória e inspirar as gerações futuras a continuar sua jornada de risos e entretenimento”, comenta Marcelo Marques, palhaço e produtor do evento.
Programação
A programação conta com espetáculos e oficinas. Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever por meio das redes sociais do Orum Aiyê. Quem abre a programação é o artista João Artigos (RJ), com o espetáculo “Cabeça de Nego”, na quarta-feira (15/11), às 20 horas. No dia seguinte (16/11), a palhaça Cibele Mateus (SP) oferece a oficina “Que brincadeira que dá? Comicidades, celebrações e pelejas”, das 9h às 13h. Mais tarde, às 20h, ela apresenta o espetáculo “Vermelho, branco e preto”. Na sexta-feira (17/11), é a vez de Goiás representar a palhaçaria preta nos palcos com “Mocotó oohhh”, de Marcelo Marques.
No sábado (18/11), das 9h às 12h e das 14h às 18h, João Artigos oferece a oficina “Comicidade Negra”. Às 20h, de Brasília/DF, Miquéias Paz apresenta “Mimicando”. No domingo, das 8h às 16h, o artista oferece a oficina “treinamento em mímica”. Encerrando o festival, às 20h, o goiano Bulacha apresenta o espetáculo “Domador de animais”. “Este festival é uma oportunidade de enriquecer a cultura local e fortalecer os laços da comunidade artística, promovendo a igualdade de oportunidades no mundo das artes”, comenta Marcelo Marques sobre a programação.
Serviço: Segundo Festival de Palhaçaria Preta
Datas: 15 a 19 de novembro
Local: Orum Aiyê Quilombo Cultural, Rua 10 QdL Lt10 Residencial - Nossa Morada, Goiânia
Entrada: R$15 e meia entrada para estudantes e pessoas negras
Programação:
Quarta-feira, 15/11, 20h: espetáculo “Cabeça de Nego”, João Artigos (RJ)
Quinta-feira, 16/11, 9h às 13h: oficina “Que brincadeira que dá? Comicidades, celebrações e pelejas”, Cibele Mateus (SP)
20h: espetáculo “Vermelho, branco e preto”, Cibele Mateus (SP)
Sexta-feira, 17/11, 20h: espetáculo “Mocotó oohhh”, Marcelo Marques (GO).
Sábado, 18/11, 9h às 12h e 14h às 18h: oficina “Comicidade negra”, João Artigos (RJ)
20h: espetáculo “Mimicando”, Miquéias Paz (DF)
Domingo, 19/11, 8h às 16h: oficina “treinamento em mímica”, com Miquéias Paz (DF)
20h: espetáculo “Domador de animais”, Bulacha (GO)