Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Audiovisual

Festival de Cinema Pirenópolis Doc lança ações formativas

Confira as oficinas disponíveis | 29.09.23 - 11:23 Festival de Cinema Pirenópolis Doc lança ações formativas (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – Após um hiato provocado pela pandemia da covid-19, o festival Pirenópolis Doc retomou suas atividades lançando nova identidade visual e abrindo inscrições para sua 5ª edição, prevista para ocorrer entre 30 de janeiro e 04 de fevereiro de 2024. Já são quase 300 filmes inscritos que concorrem a uma vaga no 5º Pirenópolis Doc. As inscrições estão abertas desde o dia 11 de setembro e podem ser feitas até o dia 11 de outubro pelo site oficial do festival.
 
Já reconhecido como um dos eventos mais esperados do cenário audiovisual brasileiro,  o evento servirá como importante plataforma de circulação de produções cinematográficas, debates e laboratórios. Segundo Fabiana Assis, diretora-geral do festival, “as ações da iniciativa impactam toda cadeia produtiva do cinema, além de servirem como uma ferramenta para o turismo local e vitrine nacional para Pirenópolis”. Fabiana, que também é realizadora audiovisual, reforça que “é importante restabelecer um calendário do cinema em Goiás, observando o retorno de políticas públicas fundamentais para a cultura brasileira”.
 
Além de mostras competitivas regionais e nacionais, o evento também conta com a Mostra Conexões Íbero-América, onde serão exibidos filmes convidados, masterclasses e o já tradicional Programa Primeiro Corte, que pretende dar suporte criativo aos cineastas com filmes já produzidos e em fase de montagem. Para participar dessas ações, os interessados devem aguardar a divulgação dessas oportunidades.
 
Programa Primeiro Corte
O Programa Primeiro Corte (PPC) é um projeto que é realizado durante o Pirenópolis Doc e oferece um laboratório imersivo a projetos cinematográficos em fase de edição e montagem. As inscrições para participar desta atividade estarão abertas entre 2 de outubro e 2 novembro deste ano. Esta ação é ofertada gratuitamente pelo festival e serão selecionados 5 filmes que ainda receberão uma ajuda de custo de R$ 1 mil. 
 
Nesse modelo de laboratório, os cineastas apresentam os cortes brutos de seus filmes e discutem possibilidades para a edição e montagem de seus trabalhos. O programa é composto por encontros onde os participantes irão refletir e discutir em conjunto sobre os diferentes desafios e caminhos para a construção narrativa na montagem. Este trabalho será mediado e dirigido por Célia Freitas, uma das mais renomadas montadoras em atividade no cinema nacional.  

Identidade visual do festival homenageia artista local
Neste ano, como forma de valorizar a cultura local e estreitar os laços com a comunidade, o festival Pirenópolis Doc decidiu construir toda sua identidade visual e comunicação a partir de uma homenagem ao Robertão, artista pirenopolino que trabalha com esculturas e máscaras lúdicas em madeira, inspiradas nas Cavalhadas de Pirenópolis e no artesanato local. Seu trabalho beira o absurdo e é conhecido por suas cores e formas incomuns.
 
Serviço
O que: Inscrições para Laboratório de Montagem com Célia Freitas
Quando: 2/10 a 2/11
Onde: www.pirenopolisdoc.com
Inscrições gratuitas
 
Leia mais
Pirenópolis faz campanha para cadastrar casas de temporada

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351