A Redação
Goiânia - Uma das mais importantes premiações voltadas para conteúdos destinados ao público infantojuvenil, o comKids - Prix Jeunesse Iberoamericano de Cinema, tem, este ano, duas concorrentes "made in Cerrado". Trata-se das animações “A menina atrás do espelho” e “Geração Alpha”, ambas desenvolvidas pela produtora Caolha Animation. Os curtas-metragens conquistaram reconhecimento em categorias específicas, fortalecendo ainda mais o audiovisual goiano no cenário de animações para crianças e adolescentes.
O Prêmio comKids é conhecido por valorizar produções audiovisuais que promovem valores educativos, criativos e culturais, direcionados ao público infantojuvenil. A participação da Caolha no evento não é inédita, mas este ano é especial, pois será a primeira vez que um representante da produtora participará presencialmente do festival. O evento ocorrerá de 7 a 14 de agosto, em São Paulo.
Iuri Moreno, diretor da Caolha, compartilha sua empolgação com mais essa conquista para o cenário goiano do audiovisual. "Participar do Prêmio comKids é sempre uma honra para nós, e este ano, com duas indicações, nossas expectativas estão bem altas. É uma premiação de grande prestígio para conteúdos infantojuvenil , e estamos ansiosos para vivenciar todas as atividades formativas e competitivas oferecidas pelo evento", afirmou.
Os curtas-metragens "A menina atrás do espelho" e "Geração Alpha" podem ser encontrados no site do Porta Curtas e também na plataforma Cardume Curtas. A partir do início do evento comKids, ambos os filmes estarão disponíveis gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play, proporcionando ao público uma oportunidade única de apreciar essas obras inspiradoras.
As produções da Caolha estão concorrendo em categorias diferentes do Prêmio comKids – Iberoamericano. "A menina atrás do espelho" participa do segmento de 11 a 15 anos, já “Geração Alpha" está na categoria de até 06 anos. Ainda segundo Iuri, “a expectativa é alta para o reconhecimento das obras, que têm o potencial de impactar positivamente a audiência jovem, estimulando valores como diversidade, inclusão e respeito”, concluiu.
Confira a sinopse dos curtas-metragens indicados:
A menina atrás do espelho
O curta "A menina atrás do espelho" traz como protagonista uma pré-adolescente trans que, de forma sensível e leve, propõe um olhar de afeto àqueles que o assistem. A história aborda a importância do acolhimento e aceitação das diferenças, promovendo uma mensagem poderosa de respeito e amor ao próximo.
Geração Alpha
Com direção de Débora Resendes e Iuri Moreno, "Geração Alpha" é uma produção que dialoga especialmente com o público da primeira infância. A protagonista Rebeca é apaixonada por livros, mas não entende o motivo pelo qual seu melhor amigo Marcelo não compartilha o mesmo entusiasmo pela leitura. O curta explora a abertura para novas perspectivas, mostrando a importância de ouvir e respeitar as vivências divergentes do outro, promovendo a empatia e o entendimento.