A Redação
Goiânia- O dentista e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Luciano Alberto de Castro inicia sua carreira literária com o livro “Os óculos do poeta”. O lançamento será nesta quinta-feira (10/8), às 18h30, no Ateliê Pizza Café e Arte, que funciona num casarão histórico no centro de Goiânia. Produzido pela Kotter Editorial, a obra é uma coletânea de 50 crônicas, 35 já publicadas em jornais e revistas e 15 inéditas.
Com um prefácio de Solange Fiúza, professora titular da Faculdade de Letras da UFG e estudiosa da literatura brasileira, o livro de Luciano desperta interesse também pelo cuidado estético com o design gráfico da capa e pela editoração. No texto de orelha, a jornalista e escritora paulista Adília Belloti qualifica o autor como um “cronista genial, que alia o olhar agudo e perceptivo ao sentimento do mundo”, numa clara referência a Carlos Drummond de Andrade.
A editora Kotter, com sede em Curitiba (PR) e filiais em São Paulo e Lisboa, está no mercado editorial há quase 10 anos. A empresa investe em novos escritores, porém autores veteranos como Franklin Martins e Luis Cosme Pinto publicaram seus livros pelo selo paranaense. Em 2022, a Kotter abiscoitou dois prêmios literários importantes: o Prêmio Machado de Assis com “Siameses”, de Antônio Geraldo Figueiredo Pereira, e o Prêmio Catarinense de Literatura com “Clarice Lispector ou a flutuação do instante”, de Jayro Schmidt.
Cronistas
Desde os icônicos cronistas cariocas dos anos 60 e 70, como Rubem Braga, Drummond e Paulo Mendes Campos, surgiram poucos cronistas no Brasil contemporâneo. Xico Sá, Antônio Prata, Marcelo Moutinho e Luís Henrique Pellanda são alguns nomes de destaque atualmente.
Serviço:
Lançamento do livro “Os óculos do poeta”
Data: quinta-feira (10/8), ás 18h30
Local: Ateliê Pizza Café e Arte
Endereço: Rua 29, 186 - St. Central, Goiânia - GO