A Redação
Goiânia - Adolescentes que cumprem medida no Centro Socioeducativo do Jardim Vera Cruz II, em Goiânia, participam entre os dias 1º e 8 de abril do projeto Picadeiro da Liberdade, que oferece oficinas e espetáculos circenses gratuitos. A iniciativa busca promover cultura, criatividade e caminhos de reintegração social por meio da arte.
As oficinas serão realizadas pelos artistas circenses Iraci Ícary e Manoel - Sapeca Mr Eco, do Grupo Asas de Picadeiro. E oferecem aos participantes uma experiência lúdica e educativa, onde eles aprenderão técnicas circenses e de ilusionismo, além de serem incentivados a criar seus próprios números, promovendo assim o desenvolvimento de habilidades artísticas, motoras, cognitivas e sociais. A atividade também visa a autoestima, a ressocialização, a integração social, e a conscientização ambiental.
Os participantes das oficinas serão incentivador a criar instrumentos a partir de materiais recicláveis para montar pequenos números que, ao final, se somarão em uma apresentação para os próprios internos.
O projeto vai além do aprendizado técnico. Ele visa fortalecer a autoestima, o protagonismo juvenil e a integração social dos participantes, oferecendo uma oportunidade para que esses jovens, em situação de reclusão, possam criar novas perspectivas para o futuro. A proposta também destaca a importância de democratizar o acesso à cultura, levando a arte para públicos marginalizados e promovendo uma vivência transformadora.
“A arte pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e a ressocialização. Estamos levando o circo como meio de fortalecer a autoestima dos jovens e mostrar que é possível criar novas perspectivas através da criatividade e da cultura”, ressalta Sapeca Mr. Eco, diretor do Grupo Asas de Picadeiro.