A Redação
Goiânia - A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França anunciou a realização do concerto “Despertando Talentos”. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (19/4) e será feito no Teatro Escola da unidade, a partir das 20h. A programação conta com apresentação da Orquestra Infantil Mozart (OIM) e da Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira, que fazem parte dos Grupos Sinfônicos da instituição. O espetáculo é gratuito e a entrada será por ordem de chegada.
A Orquestra Infantil Mozart apresenta um repertório inspirado em canções infantis arranjadas para orquestra de cordas, como a famosa canção de ninar “Brilha, brilha estrelinha”. Na sequência, a Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira (OSPLT) executa a Abertura Mexicana de Merle J. Isaac, que conecta algumas canções mexicanas tradicionais. O concerto será regido pelos maestros Tiago Biscaro e Erick Félix.
A apresentação terá dois solistas, Gleyston Silva, na viola, e Vitória Rafaela, no fagote, e o público poderá apreciar o concerto para Viola em dó menor, de Henri Casadesus, e o Concerto para Fagote em ré menor, de Antonio Vivaldi. O objetivo do espetáculo é mostrar à sociedade o trabalho que é desenvolvido com as crianças e os jovens nos Grupos Sinfônicos da EFG em Artes Basileu França.
Na apresentação da Orquestra Infantil, as crianças vão executar ainda a música do folclore alemão “Ihr Kinderlein, kommet” (“Oh Come, Little Children”), composta em 1798 pelo padre Christoph von Schmid, assim como “Allegro”, do célebre músico e pedagogo Shinichi Suzuki, e “Slavic Dance”, do compositor e arranjador norte-americano Merle J. Isaac.
A Orquestra Pedro Ludovico finaliza a apresentação com “Caprichio Italiano”, de Tchaikovsky, obra escrita a partir de uma visita do compositor à Itália. “Estamos ensaiando bastante e nos dedicando ao máximo. Espero que possamos passar todo o nosso esforço, dedicação e, principalmente, a paixão que temos pela música, além de sempre uma mensagem de esperança para todos”, afirma o regente Erick Félix.
Ambas orquestras são projetos da EFG em Artes Basileu França, ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, a instituição de ensino tem sido gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT).
Serviço
Data e horário: Quarta-feira (19/4), às 20h
Local: Teatro Escola Basileu França - Av. Universitária, 1750 - Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)
Ingresso: Entrada gratuita