Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Roda de Conversa

Instituto Biapó debate criação de museu sobre Goiandira do Couto

Artista plástica dedicou sua vida às artes | 13.09.21 - 17:36 Instituto Biapó debate criação de museu sobre Goiandira do Couto (Foto: Reprodução via Web)
 
A Redação
 
Goiânia - O Instituto Biapó e o Museu Casa de Cora Coralina realizam nesta terça-feira (14/9), às 10h, a Roda de Conversa na Casa-Ateliê de Goiandira do Couto, na cidade de Goiás. O bate-papo abordará a criação do Museu-Casa-Ateliê da artista como novo equipamento cultural para o município. 
 
O encontro tem em sua pauta uma ampla discussão sobre os seguintes tópicos: Dossiê Imobiliário, com avaliação e relação dos bens artísticos e patrimoniais; projeto de reforma, com aquisição e destinação do bem imóvel, além do organograma de adaptação do espaço; Projeto de Musealização e quadro de pessoal; e a formação de uma Comissão pelo Resgate e Criação do Museu-Casa-Ateliê Goiandira do Couto.
 
A artista plástica Goiandira do Couto dedicou sua vida às artes, sendo umas das fundadoras da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat) e criadora da Escola Regimental da Primeira Companhia Destacada da Polícia Militar na cidade de Goiás, entre outros feitos. Ela foi reconhecida internacionalmente pela pintura em areias coloridas da Serra Dourada, técnica criada pela artista em 1967.
 
A técnica consiste em riscar o desenho na tela, passar a cola e salpicar areia com a ponta dos dedos. De acordo com a pintora, ela ouviu uma voz, certo dia, que disse: "Faça a sua casa de areia". Seus quadros, geralmente com casarões antigos e paisagens, podem ser encontrados na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em museus e coleções de arte de personalidades nacionais e internacionais. Goiandira trabalhava com 551 tonalidades de cores de areia (cor natural), dispostas em seu ateliê. Sua casa era visitada frequentemente por turistas, mas desde seu falecimento encontra-se fechada. A a ideia de torná-la museu e permitir o acesso ao seu acervo tem ganhado cada vez mais força.
 
Atendendo aos preceitos sanitários neste momento de pandemia, o número de pessoas convidadas no evento será reduzido a 50% da capacidade do local. Reserve seu lugar enviando mensagem para (62) 99974-0091. O uso de máscara é obrigatório.

Serviço
O que: Quinzena Autoral Goiandira do Couto
Data: 14 de setembro (terça-feira)
Horário: 10 horas
Local: Galeria da Casa-Ateliê Goiandira do Couto (Rua Joaquim Bonifácio, n.19, Centro Histórico da cidade de Goiás).
Realização: Instituto Biapó e Museu Casa de Cora Coralina


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351