A Redação
Goiânia- O Circuito das Cavalhadas chega em Santa Cruz, Posse, Jaraguá e Pirenópolis a partir deste sábado (18/5) até a próxima terça-feira (21/5). O evento promoverá encenação de batalhas de cavalos entre mouros e cristãos. A representação faz parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, que tem também missas e alvoradas. Em 2024, 15 cidades participam do roteiro, com um investimento de R$ 4,4 milhões.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, reforça a importância do investimento do governo de Goiás nas Cavalhadas, que vai além da preservação da cultura. “É um investimento no desenvolvimento social e econômico dos municípios envolvidos. A festa gera renda, cria empregos e movimenta diversos setores da economia local, como hotéis, restaurantes, comércio e artesanato. Acreditamos que a cultura é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de um povo, por isso, seguimos trabalhando para fortalecer e valorizar as nossas tradições, para garantir que elas sejam transmitidas para as futuras gerações”, conclui a titular.
Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos. Uma festa que une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do Estado com o fortalecimento do fluxo turístico e econômico das cidades que realizam os festejos. As batalhas representam a preservação da história, da cultura e da fé do povo goiano. É uma oportunidade única para se conectar com as raízes do estado e vivenciar a grandiosidade dessa tradição centenária.
Acompanhe a programação do final de semana:
Santa Cruz de Goiás
sábado (18/5) e domingo (19/5)
Centro Cultural Tio Negrinho
Posse
sábado (18/5) e domingo (19/5)
Parque Municipal Cândido Porto
Pirenópolis
domingo (19/5), segunda-feira (20/5) e terça-feira (21/5)
Módulo Esportivo de Pirenópolis
Jaraguá
sábado (18/5), domingo (19/5) e segunda-feira (20/5)
Clube das Cavalhadas José Natal Silveira