A equipe foi constituída por profissionais de Anápolis e de Goiás – duas cidades do interior do estado que atualmente configuram polos descentralizados da produção audiovisual goiana. O projeto, idealizado e realizado por estudantes do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG – Campus Cidade de Goiás, já resultou no lançamento de um livro inédito de Elder Passos, fruto de três décadas de trabalho do memorialista vilaboense.
“Eu já gosto: Goiás Velha. Velha capital, velha cidade, né? Velhas tradições. Então, o “velha” calha mais do que o “velho”. O “velho” geralmente é usado em sentido depreciativo. Não é nem “velho”, é “véio”. Goiás “Véio”. Então eu não gosto por isso. Nós sempre lutamos para que fosse Goiás Velha. Velha capital, velha cidade, velhas tradições”, explica Elder na abertura do documentário.
O filme apresenta fatos da vida pessoal de Elder Passos, sua infância e relação com os pais e com a cidade de Goiás - quando criança, Elder viveu na casa em frente à da escritora Cora Coralina, sendo, portanto, outro ilustre morador da Ponte da Lapa. Outro aspecto abordado é a amizade com os artistas Goiandira do Couto e Octo Marques, bem como o papel de liderança exercida por Elder na criação da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (O.V.A.T.) – grupo formado por jovens católicos que, nos anos 1960, se juntam com o objetivo de promover o passado histórico e cultural de Goiás visando o desenvolvimento turístico do local.
“Passos da tradição” é um documentário que traça um perfil do pesquisador Elder Camargo de Passos, desde a sua profunda admiração por Veiga Valle (escultor e santeiro goiano, sobre quem Elder já publicou um livro), sua atuação como músico (cantor seresteiro e de música sacra) - passando pelo resgate das modinhas e motetos vilaboenses - ao seu papel na configuração da Semana Santa de Goiás, tal como a conhecemos nos dias de hoje. É graças à atuação de Elder que a Semana Santa vilaboense tornou-se um evento de alcance midiático nacional, colocando a antiga capital do estado no centro das atenções de inúmeros fotógrafos, cinegrafistas e turistas, que anualmente visitam a cidade para conhecer a Procissão do Fogaréu.
O documentário aborda ainda a origem do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, cuja existência é devida ao trabalho de Elder e de Antolinda Borges (mais conhecida por Tia Tó). E conta um pouco da história das igrejas construídas no Centro Histórico, mostrando como os traçados e as principais edificações da antiga Vila Boa foram conservados ao longo dos séculos.
Os destaques do filme (fotografado por Matheus Leandro Amorim) são o inventário das imagens das paisagens e casarões desta cidade colonial, além das obras de Veiga Valle hoje disponíveis no acervo do Museu da Boa Morte, sobre as quais Elder explica toda a técnica do santeiro. Também merecem destaque as cenas atuais das principais cerimônias da Semana Santa em Goiás, como a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz, nos trechos em que o filme conta como o grupo que criou a O.V.A.T., apoiado por Goiandira do Couto, deu vida nova às tradições já esquecidas e mudou a imagem de Goiás para o mundo.
Serviço:
Lançamento do Documentário “Passos da Tradição” (54 minutos, cor, HD, 2018)
30 de agosto (quinta-feira) - 18:30 horas - Cine Cultura (Centro - Goiânia)
31 de agosto (sexta-feira) - 17 horas - Cine UFG (Campus Samambaia - Goiânia)
5 de setembro (quarta-feira) - 20 horas - Cineteatro São Joaquim (Centro - Cidade de Goiás)
Sinopse: Nos anos 60, jovens católicos liderados pelo memorialista Elder Camargo de Passos dedicam-se à pesquisa do passado da Cidade de Goiás. Cinquenta anos depois, eles narram a trajetória de preservação dos marcos e reinvenção das tradições desse sítio histórico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Ficha técnica:
Elenco: Paulo Vespúcio, narrando trechos adaptados do livro “Goyaz: de arraial a patrimônio mundial”, de Elder Camargo de Passos
Direção: Carlos Cipriano e Carminha Lombardi
Direção de fotografia: Matheus Leandro
Som direto: Daniel Duarte
Direção de arte: Victor Hugo Diniz
Montagem: Hugo Crisóstomo
Produção: Sankirtana Dharma e Bruna Vinsky
Direção de produção: Sankirtana Dharma
Produção executiva: Bruna Vinsky
Trilha musical: Fernando Passos Cupertino
Produtora proponente: Rosa dos Ventos Filmes
Produtoras apoiadoras: Núcleo de Produção Digital – NPD Cidade de Goiás, Balaio Produções Culturais e Cinematográficas, Dafuq Filmes, A1Live Soluções em Vídeo e Streaming
Apoio: Instituto Federal de Goiás, Restaurante e Pizzaria Ouro Fino, Dedo de Prosa Café e Bistrô, Pousada do Sol, Cine Teatro São Joaquim.