Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Resistência do Humaitá é orgulho para Goiânia

Construir praça é ato supremo de cidadania | 28.05.14 - 14:57


Goiânia - A coisa mais bonita que vi nos últimos dias é a organização dos moradores do Humaitá para a construção de uma praça na área antes pública que agora a Prefeitura de Goiânia vai passar nos cobres. A ação é a materialização de tudo que acredito: a sociedade tomando as rédeas do processo quando o poder público não dá conta ou não tem a intenção de fazer aquilo que as pessoas julgam ser o melhor para a região onde moram. Uma aula de cidadania.

Trata-se de ativismo punk propositivo. O Humaitá e os black blocs são ações de duro questionamento às instituições. A praxis é que muda. Enquanto um destrói, outro constrói. Impossível não simpatizar com enquanto outro cai cada vez mais no descrédito da opinião pública.

O responsável pela Comunicação da Prefeitura de Goiânia, Luiz Carlos Lopes, me ligou após ouvir esse meu posicionamento sobre o Humaitá no programa Papo Cabeça da Interativa FM. Educado e prestativo, mostrou o ponto de vista da gestão municipal sobre a desafetação daquela área. Lopes explicou que o bairro tem mais áreas em poder do município para equipamentos públicos, disse que existe um espaço de preservação ambiental que será construído um parque no Humaitá, afirmou que se trata de um setor com apenas 8 mil habitantes e que já estaria contemplado com espaços públicos suficientes.

São bons argumentos, inegavelmente. Mas não o suficiente para fazer mudar minha posição acerca do assunto. Se a população acha que naquela área é mais interessante ter uma praça do que estar na mão da iniciativa privada, não tenho a menor dúvida: o povo está certo. E quando eles vão lá e projetam uma praça, plantam árvores, montam um parquinho infantil e constroem uma pista de caminhada, mostram que não estão só no discurso - têm legitimidade também na prática.

E não é nada recomendável que a Prefeitura tome atitudes como a do secretário de Fiscalização Urbana, Allen Viana. Bater boca com quem está sendo ativo na defesa do bem público pega muito mal. Como militante do Direito, Viana sabe daquele princípio que já li diversas vezes: sempre que a lei confrontar a justiça, fique com a justiça. A lei pode até dizer que os moradores do Humaitá estão errados, mas a justiça diz o contrário. Ponto para a sociedade.

A ação de construção da praça encantoou a Prefeitura, que não sabe o que fazer. Colocar a polícia para bater nos moradores? Mandar os tratores passarem por cima de tudo? Não sei o que seria menos desastroso. 

E enquanto o Paço está atordoado com a resistência propositiva do Humaitá, a praça vai ganhando cada vez mais cara e corpo.

Todo apoio do mundo aos moradores do Humaitá e obrigado pela lição de cidadania que vocês deram para Goiânia.
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 01.07.2014 12:09 Ivonaldo

    Mesmo com posicionamentos "estranhos" (conservadores) por parte da sua empregadora Interativa, achei seu texto interessante.

  • 29.05.2014 12:58 marcio henriqui

    Força a todos. Parabena para a interativa. uma radio diferente de tudo.

  • 29.05.2014 10:21 Esclerosado precisando de cana... binóides!

    A maior lição de Direito que tive foi ainda no 1º período, quando o saudoso professor Nelci Silvério do Reis disse: "direito não é sinônimo de justiça, pelo contrário, na maioria das vezes o justo não é o direito e nem sempre o direito faz a justiça."

  • 29.05.2014 08:03 ivan saldanha

    convito o prefeito a nos ajudar a construir uma praça em nosso setor. ele tem muito a aprender. otimo artigo

  • 28.05.2014 20:26 marcos geronimo

    Pablo. Com a rádio interativa, com sua audiencia sem igual, sera dificil a prefeitura destruir a praça. parabens

  • 28.05.2014 20:19 janice morais

    Plabo, Parabéns pelo texto! Obrigada pelo seu apoio. Também estive lá e quero participar até a vitória da comunidade sobre os desmandos de uma prefeitura que não trabalha para o povo. Precisamos da continuidade do seu apoio!

  • 28.05.2014 19:53 tadeu alencar arrais

    Otimo. Participei da manifestação e sua escrita diz tudo: "a prefeitura não sabe o que fazer....". Agradecemos o apoio, sem o qual não seria possível nosso trabalho. grande abraço e parabens

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351