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Pablo Kossa
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Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

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Acabar com o Ganha Tempo é retrocesso

Integração é essencial para serviço decente | 12.12.13 - 16:20
Não é possível que Goiânia viverá para sempre essa história de um passo a frente e dois para trás. O inegável avanço que o Ganha Tempo proporcionou ao facilitar a integração para o usuário dentro do prazo de duas horas e meia corre risco de acabar.

Tomara que a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia tome a decisão correta e defenda o interesse dos usuários perante o das empresas.

Não tenho convicção de que essa torcida valerá de algo, mas é bom deixar claro que existe um lado de fim público a seguir. Nem que seja para constranger os que estão com a faca e o queijo nas mãos.

O prefeito Paulo Garcia deu uma de Pôncio Pilatos e lavou as mãos. Passou a resposta final para o coletivo. Mas já reconheceu que o pleito do término por parte da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) é justo. Não é justo. E trará resultados péssimos, sendo mais um incentivo para que mais motos e carros entupam as vias de nossa cidade. O prefeito não deveria ter dito isso. Como falou, já mostrou que cedeu à pressão e agora quer dividir o desgaste com mais gente.

Paulo sabe das coisas e tem consciência que não existe transporte urbano decente sem uma aprimorada política de integração. É preciso facilitar ao máximo para que o usuário deixe o carro em casa e encare o transporte coletivo. Este deve ser mais rápido, mais barato e mais confortável que o veículo individual. Sem ter isso como meta, qualquer outra medida é perfumaria.

Em uma luta abismal como a que o Brasil enfrenta para que o carro deixe de ser tratado como uma divindade, o desserviço de acabar com o Ganha Tempo é enorme. Agindo assim, o prefeito se mostra comprometido com o atraso. É inaceitável. É condenar o futuro de Goiânia. É jogar junto de quem sempre ganhou com a má qualidade histórica do serviço de transporte coletivo em nossa cidade. Sei que Paulo não quer essa mancha em seu currículo. Pois então que encare a briga e banque o benefício.

Descer de um ônibus e embarcar noutro em seguida com a mesma passagem é sinal de que a cidade oferece serviços atrativos para quem opta pelo ônibus. As empresas do transporte coletivo alegam que estão em dificuldade financeira. Tenho minhas dúvidas. Na boa, quem está sem grana não compra VLT.

Vamos esperar e ver o que decidem sobre o Ganha Tempo. Se optarem pela permanência, demonstrarão que estão compromissados com um transporte público digno em nossa região metropolitana. Se escolherem o fim do serviço, deixarão claro que são marionetes comandados pelas empresas. E não vão reclamar depois de protestos que certamente virão...

Comentários

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  • 16.12.2013 08:53 Silas Cow (Retroagido)

    Escapou um video meu com meu parceiro de academia (Bodytech)e está rolando no Whastapp.. rsrsr, vou mandar gravar um com o Dr. Paulo Garcia

  • 14.12.2013 22:26 bruno morais

    o prefeito está completamente perdido propôs o passe livre e agora não tem dinheiro para pagar tentou aumentar o IPTU para cobrir o gasto extra não conseguiu,implantou o ganha tempo junto com o aumento de tarifa a DILMA pediu para baixar a tarifa e ele baixou agora não tem como manter o ganha tempo e não sabe como restabelecer o equilibro econômico no contrato(queira ou não é um direito das empresas). se Goiânia tivesse prefeito o custo do ganha tempo poderia ser coberto com a implantação dos corredores exclusivos que diminuiriam os custos das empresas o povo ficaria feliz as empresas também o prefeito não sofreria esse desgaste todo,mais parece que a cidade está a deriva só sobrou pra nos o mato a sujeira os buracos e os alagamentos.

  • 13.12.2013 17:22 Rafael

    Esse prefeito é um pusilânime da maior categoria.

  • 12.12.2013 23:30 Claudinei

    Sabe porque o transporte "Público" nunca vai melhorar no Brasil, é justamente por que ele nunca foi público e sim privado, pensa se ele fosse público não precisaria ser pago por nós e amigos tudo que as empresas "Privadas" que administram o transporte em nosso país visa como toda a empresa é lucro não importa o bem estar de ninguém, ou vcs acham que vão gastar com muitos ônibus para dar conforto ao usuário no horário de pico e depois ficarem parados, isso nunca acontecerá, sem contar com inúmeros usuários novos que ingressam no sistema diariamente, isso é um ciclo vicioso nunca tem fim...

  • 12.12.2013 21:04 weslaine cristina de faria sousa

    Parabéns belas palavras,como sempre,eu admiradora e fan convicta do seu trabalho,e principalmente de como você debate as questões da sociedade,sem medo de debater e falar as necessidades da nossa cidade. parabéns...muito te admiro.

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