Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Gloria é homenagem à tradição brasileira de botequins no Centro de Goiânia

História do bar já soma 20 anos | 18.10.24 - 09:00
Gloria é homenagem à tradição brasileira de botequins no Centro de Goiânia Foto: Rodrigo Obeid/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia Um encontro entre três amigos deu origem a um dos bares mais tradicionais de Goiânia. Assim começa a história do Bar Gloria, localizado na Rua 101, no Setor Sul, região central da capital.
 
Com 20 anos de sucesso como um clássico botequim brasileiro em pleno cerrado, o Gloria surgiu inspirado em outro bar localizado em São Paulo. "Tínhamos um bar na capital paulista chamado São Cristóvão. Então, como bons goianos, resolvemos abrir um 'irmão' em Goiânia", conta Elmar Santana Junior, um dos fundadores.
 
A proposta era criar um bar temático que misturasse música e futebol, destacando a tradição dos botequins brasileiros. "Tivemos muita influência de São Paulo e Rio de Janeiro, tanto que o nome é uma homenagem ao bairro carioca da Glória. Entretanto, preservamos nossas raízes goianas", relembra Junior, como é conhecido.
 
Para manter essa essência goianiense, a localização foi um fator decisivo, conforme explica o proprietário: "Eu nasci e cresci no Setor Sul e Central. Então, quis trazer o bar para mais perto do centro da cidade, por isso buscamos um ponto nessa região."
 

Futebol faz parte da decoração do Gloria (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
O imóvel onde o bar foi instalado era uma casa antiga, que anteriormente funcionava como um restaurante que abria apenas no horário do almoço. Para a criação do Gloria, a estrutura foi praticamente demolida e reconstruída, incorporando os conceitos de goianidade que os proprietários desejavam.
 
"Quando idealizamos o Gloria, pensamos em todo um conceito. Pegamos um livro do Wolney Unes sobre o art déco de Goiânia e o usamos como inspiração para desenhar o que seria a ideia de um botequim com alma carioca e paulista, mas com essência goiana", explica Junior.
 
Entre os elementos que remetem ao estilo art déco do Gloria estão a fachada em platibanda, os ladrilhos hidráulicos, o balcão sinuoso e as janelas em formato de escotilha nos banheiros. Além disso, a própria identidade visual do bar carrega características vintage, alinhadas a esse estilo arquitetônico.
 
No cardápio, o principal objetivo dos fundadores era oferecer chope de qualidade em Goiânia. "Isso foi uma das coisas que vislumbramos, porque não era comum beber chope aqui. Trouxemos a caldereta, que é um tipo de copo específico para chope, e desde então nos tornamos referência nessa bebida. Já ganhamos quase 20 prêmios de melhor chope de Goiânia", orgulha-se Junior.
 

Elementos art déco, como os ladrilhos hidráulicos, estão presentes na arquitetura do bar (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
Quem prefere outras bebidas também encontra boas opções no bar. O cliente pode escolher entre mais de 150 rótulos de cachaças, além de uma seleção de vinhos nacionais e importados, coquetéis, uísques, bourbons e vermutes.
 
A gastronomia do Gloria é bastante diversificada. Além dos petiscos, pratos tradicionais têm destaque no cardápio, como o filé à Oswaldo Aranha, filé à milanesa, bacalhoada, galetinho no chope escuro e paella.
 
"Somos conhecidos também por nossa feijoada, que, modéstia à parte, é deliciosa. Servida aos sábados e domingos, ela já se tornou uma tradição na cidade. Uma feijoada carioca com samba em Goiânia", diz Junior.
 
Além disso, o bar Gloria se consolidou como o destino oficial do happy hour às segundas-feiras. "Criamos a 'Segunda Sem Lei' para ir na contramão do mercado. Muitos bares fecham às segundas, mas nós abrimos, e ainda com promoção. Quem bebe na segunda é profissional", brinca o proprietário.
 

Bar se tornou referência em chope em Goiânia (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
Ao mesmo tempo que o bar tem algo de refinado, é um local descontraído. Junior diz que o objetivo é exatamente este. "O grande diferencial do Gloria é que você não precisa se arrumar para vir. Pode se vestir de forma mais despojada, mas ainda assim estar em um ambiente de alta qualidade. Nosso objetivo é que os clientes se sintam em casa. Fazemos questão de chamá-los pelo nome, eles têm o telefone dos garçons para fazer reservas, e vamos deixando todo mundo à vontade."
 
Ao longo de seus 20 anos de existência, o bar conquistou uma clientela fiel. "Temos uma tradição aqui, embora recebamos muitas pessoas de fora da cidade. O Gloria se tornou quase um ponto turístico, uma referência de bom chope e excelente culinária. É um lugar de tradição boêmia, futebol, boa música e grandes amizades", comenta Junior.
 
Para o proprietário, o Gloria é mais do que um bar, é uma extensão de sua casa. "Estar no Gloria é como estar no lugar onde nasci. Adoro a localização, estamos ali sozinhos, sem muvuca. Acho que aquele triângulo onde o bar está pode ser chamado de 'Largo do Gloria' ou 'Largo da Gloria', como preferirem", finaliza.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 18.10.2024 09:16 Felipe

    Glora é top

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351