Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Prédio do Conselho Estadual de Educação é marco do ensino em Goiânia

Edifício abrigou primeira escola da Capital | 30.06.23 - 19:48
Prédio do Conselho Estadual de Educação é marco do ensino em Goiânia Foto: Letícia Coqueiro/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Na esquina das Ruas 3 e 23, no Centro de Goiânia, um edifício em art déco guarda parte da história da educação na Capital. Atualmente, no local está sediado o Conselho Estadual de Educação (CEE), mas o prédio foi construído para ser a primeira escola da nova Capital.
 
A escola foi criada para os filhos dos operários que trabalhavam na construção de Goiânia. Idealizada pelas vilaboenses Maria das Graças Fleury Pires de Campos, Célia Coutinho Seixo de Britto e Tuniche Vieira, chamava-se Escola Santana. 
 
O Grupo Escolar Modelo foi logo construído e transferido da cidade de Goiás para Goiânia em 1937. A primeira diretora da escola foi a professora Emília Perillo Argenta. As atividades do colégio em Goiânia foram iniciadas em 1938, atendendo crianças e jovens da área central da cidade.
 

Grupo Escolar Modelo (Foto: Reprodução/IBGE)
 
Em 1970, foi inaugurado o Colégio Estadual Brasil Central ao lado e, em 1972, o muro que separava as duas escolas foi derrubado e construído uma passarela coberta existente até hoje, passando a se chamar Ginásio Estadual Brasil Central. Já em 1974, a escola mudou mais uma vez de nome, agora em homenagem a um ex-aluno muito inteligente que virou professor, passando a se chamar Escola Estadual Professor José Carlos de Almeida.
 
Em 1996, por ter sido criado o 2º grau na escola, o nome mudou novamente, agora para Colégio Estadual José Carlos de Almeida. O edifício, construído no estilo art déco, chegou a abrigar aproximadamente 2.800 alunos, com 23 salas de aula. 
 
O prédio está inscrito no Livro do Tombo do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Goiás com lei de 13 de outubro de 1980 e decreto de 31 de agosto de 1998. Em 2013, foi autorizada, pelo governo do Estado, uma reforma de readequação. 
 

(Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Desde 2017 funciona no local o Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão normativo, consultivo e fiscalizador do Sistema Estadual de Ensino, que tem o objetivo de assegurar a educação de qualidade em Goiás. A instituição foi fundada em 20 de junho de 1962.
 
Para o presidente do CEE, Flávio Roberto de Castro, é uma honra que o órgão esteja instalado no prédio da primeira escola da capital. "Tem toda uma relação com o início de Goiânia e isso tem muito valor para nós", exalta.
 
Para a instalação do Conselho, toda a estrutura original foi mantida, sendo feitas somente adequações para transformar salas de aula em locais de atendimento. "Preservamos as características de art déco, fazendo apenas reformas estruturais necessárias, como pintura e troca de telhado. Até mesmo as estruturas de recepção e atendimento no térreo foram mantidas", explica Flávio.
 

Presidente do CEE, Flávio Roberto de Castro (Foto: Divulgação/CEE)
 
O presidente do CEE reforça, ainda, que é simbólico que o CEE esteja situado no prédio que já foi de uma escola de tamanha importância para a capital. "Para o órgão que é responsável pela regulação do setor educativo do Estado, que sempre que necessário será consultado pelo governador ou Assembleia Legislativa, estar na primeira escola de Goiânia é uma honra por preservar a história da educação na cidade e manter a preservação de um patrimônio histórico tão importante."

 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351