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20.06.2013 19:47 Marilene
Veja
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04.09.2012 12:33 Wagner Souza
Querida Nádia! Sou aluno de um grande professor na disciplina de Sociologia da Educação, no curso de Pedagogia. O professor Alberto é sempre adequado em sua forma peculiar de tratar a relação entre Educação e Sociedade. Nos presenteou com seu texto e incitou uma discussão acalorada sobre as cotas. Defendo enormemente tuas palavras, pois tratam do que sempre pairou sobre meus ideais de revolta e indignação, mas sem nenhuma alternativa para canalizar essa insatisfação sufocada pela farsa sistêmica política que estamos submetidos. Abriu os meus olhos ainda mais e aliviou o fardo de culpa que me envolvia em crises de auto-incompetência e inutilidade social. Obrigado! Acessa meu blog quando retornar do XINGU: http://vozesdilacerantes.blogspot.com.br/
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04.09.2012 09:35 Rafaella Pessoa
Nádia, admiro a sua coragem de expor sua opinião sobre um tema tão delicado. E ainda mais por ter excelentes argumentações quebrando paradigmas que não saem das bocas de pessoas que preferem não pensar em sociedade e apenas em benefício próprio. E isso fica muito claro quando se lê os comentários das pessoas que são contra sua opinião, declarações rancorosas,descabidas e sem fundamentação. Exatamente porque ninguém quer abrir mão "do seu" (isso inclui interesses próprios ou até mesmo a falta de capacidade de ver as coisas por outro angulo) em prol da igualdade social ou ao menos, um pouco dela.
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04.09.2012 01:11 Laysson Mesquita
Eu gosto muito daquele principio de que na ética o bem comum está acima do bem individual. A maioria esmagadora dos argumentos que já vi defendem principalmente o bem individual, a propriedade sobre o direito de ter o caminho mais fácil por ter mais dinheiro. Não acredito que cotas nivelem o ensino por baixo, pois vivenciar o ensino superior público não gera muito interesse mesmo por quem já o frequenta. Pouco se debate na academia sobre seu retorno social e seu papel na formação de produção acadêmica. Embora não ache a solução ideal, vejo as cotas como o paliativo mais eficiente, principalmente considerando que o papel atual da academia é de formar mão de obra pro mercado de trabalho.
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27.08.2012 09:21 Paulo Murillo dos Santos
?? maravilhoso ter participado, por menor que seja, na sua forma????o. Sinto um orgulho ??nico de ti e, consequentemente, de suas ideias l??mpidas e justas! Paulo Murillo dos Santos.
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26.08.2012 07:40 cybele garcia ferreira de morais
Fico feliz em saber que ainda h?? jovens dispostos a sacrificarem suas vidas de mordomia em fun????o de equalizar a sociedade no que diz respeito ?? socializa????o dos direitos e das benesses do desenvolvimento. Espero que mais jovens como esta estejam dispostos a cumprir sua frase final: "At??, l??, estou disposta a pagar o pre??o da igualdade."
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25.08.2012 03:22 LAURA MARIA
Excelente texto nádia. Passei pelas mesmas situações de vida que você, tendo sempre estudado em boas escolas e estudado em universidade pública graças à luta diária de meus pais, profissionais liberais. também sou totalmente a favor das cotas, sejam raciais ou sociais. Somente assim, alcançaremos a efetiva igualdade material. Também tenho muita vergonha de nossas desigualdades. faço minhas as suas palavras. parabéns por tão lúcida visão do brasil.
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23.08.2012 07:34 Marlon C. França
Nádia, realmente suas palavras montam toda a arquitetura que vivemos atualmente no brasil. Espero, definitivamente, que este seja o novo tempo, o tempo das oportunidades educacionais e profissionais para as pessoas que foram durante toda a história do nosso país inseridas na margem da sociedade. meus parabéns pelos valores sociais adquiridos com o privilégio da educação permitida pelos seus pais. abraço!.
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23.08.2012 17:20 Carmem Sandra
Puxa vida, Nádia, acho que você que se coloca de forma muito corajosa e autêntica. Apesar de ter sido privilegiada, reconhece o valor do que recebeu e entende a necessidade de se igualarem os direitos. Hoje em dia, as pessoas estão encurraladas e é cada um por si. É bom demais ver uma jovem como você expondo tão dignamente seus valores. Beijo
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21.08.2012 09:09 José João Pereira
Fabio junior, só um comentario. Nada contra. Eu prefiro ser o dono da verdade (o que claramente não é o caso da autora do texto) do que o grande babaca que voce mostrou ser em seu ultimo comentario. .
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21.08.2012 08:22 Fernando Matos
Má vontade e falta de visão crítica definem algumas pessoas que comentam sempre que alguém defende as cotas. Onde na visão de quem defende cotas está contida a ideia de quem brancos/classe alta/média não merecem estudar em universidades públicas? vocês realmente estão fazendo valer o quanto seus pais e suas mães gastam em educação? porque, sinceramente, compreensão de texto é algo imprescindível no repertório educacional atual e pelos comentários vejo que está passando longe. Ã? questão é simples: como concorrer quando não há equidade de oportunidades entre os concorrentes? vocês realmente acreditam que a questão é só investimento do governo? vocês não consideram toda a estrutura que há por trás dos alunos de escolas particulares que vão prestar vestibular? cursinho, transporte, tecnologias, cursos de línguas e mais um tanto de oportunidades e coisas que esses alunos tem acesso que os de escola pública não tem? e, por favor, sejamos sinceros, qual a diferença entre cota social e cota racial quando neste país pobreza tem cor? e quando sabemos que mesmo nas escolas públicas os alunos brancos - entendidos como tais ou auto-declarados - levam vantagens em relação aos alunos negros? vocês que defendem tanto que tem uma educação mais primorosa não enxergam isso ou fingem não enxergar? senso crítico não está sendo ensinado em suas escolas? porque por algumas falas produzidas neste espaço eu percebo o contra senso escancarado que muitos aqui que acham um absurdo as cotas preferem ignorar: se alunos que entram pelas cotas implodem a qualidade de ensino, por que as universidades particulares não são o destino certo de alunos de escolas particulares? porque vocês estão esquecendo que as universidades particulares se mantém por conta do contingente de estudantes das escolas particulares que não passam nas públicas, logo, pela lógica, se eles tem uma "boa formação e uma educação melhor" o local onde eles cursam ensino superior deveria ser melhor também, não? e por que, já que vocês resolveram se preocupar com o ensino público brasileiro não percebem que o ensino superior também precisa de investimentos e que sendo assim as particulares teriam vantagem porque não estão submetidas as burocracias do estado? concorrência, como a própria palavra já sugere, é algo que acontece entre pessoas no mesmo patamar de igualdade. Alunos de escolas públicas e de baixa renda - que volto a repetir são em sua maioria negros - não são seus concorrentes! eles concorrem entre eles. Vocês sempre concorreram entre vocês. A verdade é que até esse aumento de cotas vocês sequer viam os alunos das escolas públicas como pessoas que deviam ser consideradas durante o processo de vestibular. só que agora as coisas estão na mesma proporção. A questão não é como vocês pintam de forma muito rasa "empurrar" quem "não tem capacidade" na universidade" a questão é social! como mudar a base e o status quo quando não há mudança na estrutura? enquanto negros e pobres forem excluídos das universidades, eles continuarão a serem excluídos fora dela! ã? simples. E pra concluir quais cursos vocês vão prestar? porque, ao que parece, quem mais se sente prejudicado são os alunos que vão prestar vestibular pros cursos considerados de elite, os que as pessoas enxergam como os que mais trarão retorno financeiro ao fim da vida acadêmica. Ou seja, os cursos da elite branca e classe alta.
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20.08.2012 06:42 Renata Rocha
Prezada nádia, obrigada por mais uma vez me fazer mudar o ponto de vista sobre questões tão importantes. Através da sua argumentação consistente abro mão de opiniões formadas ao longo dos anos sem o menor pudor. abraços, .
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20.08.2012 05:44 Ana Clara
Que podre você. Tem vergonha do ranço escravocrata, dos carros na garagem e do salário baixo dos trabalhadores braçais. O que adianta ter vergonha, se não tem ação? "ah eu fiz um texto defendendo as cotas, vamos dar esmola pra quem não teve oportunidade" grande coisa, dê vagas para o pessoal das escolas públicas terríveis, e que se dane que a educação básica deles não teve o mínimo de qualidade. quero ver, depois que as cotas forem aprovadas, todos cobrarem pela educação pública de qualidade. Pq é lógico que só o sistema de cotas não vai ajudar em nada. em várias cidades do rs a educação pública tem excelente qualidade, mas isso ninguém divulga, só divulgam a medida populista aprovada pelo senado para garantir os votos da população alienada bem a tempo das eleições. e tudo o que os portugueses exploraram do brasil? porque não temos cotas lá?! ora, é uma enorme dívida histórica! e quem é classe média e estuda em um colégio particular médio, pois não tem condições? bom esse não vai ter nem os benefícios das cotas e nem os benefícios dos cursinhos de 1000 reais. cotas nunca vai trazer igualdade, nem chegar perto disso. Sempre terá alguém que será excluido e não terá garantido o seu direito de educação pública de qualidade. a divisão das universidades federais ficará ainda maior, entre os superpreparados e os superdespreparados. A distância entre os universitários aumentará e irá diminuir a qualidade do ensino sim. Cada reitor deve ter a real noção de quanto deve ser a inclusão, sem afetar a qualidade do ensino. a função das universidades é um ensino de pesquisa e não um melhoramento social. Quem tem que melhorar a igualdade é o governo, que não está preocupado com a qualidade do ensino e sim com números. ã? triste ver como é fácil alienar as pessoas mesmo com algo tão óbvio. Bom, eu tenho vergonha é de pessoas como você, que ao invés de ficarem atentos contra as manipulações do governo aplaudem suas medidas insanas, autoritárias e populistas. De pessoas que ao invés de realmente olharem através do outro ficam acirrando as disputas entre classes. E que não entendem que o brasil só vai mudar quando todos se unirem.
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20.08.2012 01:59 lucas galhardo
Isso ai continuamos com a mesma premissa: entregar diplomas para aqueles que "assinam a chamada e saem fora", e não formar mentes. Melhoraremos as estatísticas? de fato. continuamos a maquiar os problemas do nosso país. O velho jeitinho brasileiro.
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20.08.2012 12:42 75%Jesus
Â??não é mérito que deve pautar as decisões em relação à educação. Porque educação é direito, simplesmente. Â?? falou tudo, cara colunista. Me parece que o grande problema da educação pública está na qualidade dos lares de seus alunos. As cotas de 50% para os alunos de escolas públicas poderá contribuir enormemente, em um futuro próximo, para a melhora destes lares.