A Redação
Goiânia – O chef português Rodrigo Castelo, dono do restaurante Ó Balcão, em Santarém, desembarca nesta quarta-feira (4/01) em Goiânia para buscar um local para a abertura de um restaurante na cidade em parceria com o chef Sérgio Monchique, proprietário do restaurante Casa Monchique.
O restaurante de Rodrigo em Portugal é o único da pequena cidade banhada pelo rio Tejo a ser indicado pelo Guia Michelin na categoria Bib Gourmand. Ou seja, oferece uma cozinha de qualidade a um bom preço, além de uma característica marcante do chef: desperdício zero.
Curiosamente, Santarém tem uma ligação direta com o nosso país, não só pelo nome, idêntico ao da cidade do Pará. Ali Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil, viveu seus últimos anos. O chef cresceu muito próximo dessa história e sempre gostou do Brasil. Até então, já tinha estado em São Paulo e Rio de Janeiro (a trabalho) e Trancoso e Fortaleza (de férias).
Desta vez, passará quatro dias em Goiânia a convite da Casa Monchique e visitará restaurantes locais para conhecer de perto a gastronomia local, em especial a portuguesa. “Goiânia tem um campo gastronômico imenso, e é um local capacitado para receber um restaurante de alta gastronomia portuguesa,” destaca o chef Michelin.
Chef português vai abrir novo restaurante em Goiânia
*José Abrão é jornalista, mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG e doutorando em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação da UFG