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Guilherme Eugênio

O sucesso imobiliário de Goiânia

| 27.03.25 - 11:39
Goiânia se consolidou como uma referência no mercado imobiliário brasileiro, tornando-se a terceira capital com maior volume de vendas, tanto em unidades quanto em valores, segundo pesquisa deste ano de 2025, apresentada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO). Além disso, o Índice de Demanda Imobiliária (IDI) Brasil indicou que a cidade de Goiânia ocupa a segunda colocação no ranking das capitais com maior demanda por imóveis de alto padrão. O levantamento é elaborado pelo Ecossistema Sienge, CV CRM e Grupo Prospecta, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
 
Esse crescimento é impulsionado por uma economia diversificada e vibrante, pelo protagonismo do setor agropecuário e por sua localização estratégica no centro do país, conectando as principais regiões do Brasil. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiânia atingiu a marca de 1,49 milhão de habitantes em 2024, consolidando-se como a 10ª maior cidade do Brasil.
 
Esse bom momento do mercado imobiliário de Goiânia faz da capital uma grande arena de inovações, gerando uma concorrência saudável, onde quem ganha é sempre a cidade. Cada lançamento imobiliário carrega o desafio de atender às expectativas e criar experiências significativas na vida das pessoas. Nesse sentido, os empreendimentos residenciais evoluíram muito, indo além da função de moradia.
 
As áreas de lazer e convivência projetadas nos prédios e condomínios fechados de hoje são verdadeiros hubs sociais, com rooftops de lazer, academias equipadas, coworkings, mercados integrados e até elevadores de delivery.
 
A capital goiana também tem se destacado por sua capacidade de alinhar inovação e urbanismo. Projetos que consideram a integração entre design, funcionalidade e o entorno, onde o conceito de placemaking – transformar espaços em ambientes vivos e significativos – ganha força.
 
Não são poucas as ocasiões em que recebemos, aqui em Goiânia, incorporadores e construtores de vários estados brasileiros, que vêm para conhecer o mercado imobiliário local. Eles visitam estandes e obras, analisam de perto a dinâmica do nosso mercado e passam pelas imobiliárias da cidade, pois querem entender como foram desenvolvidas as campanhas de lançamento.
 
Esse interesse de especialistas de fora reforça não apenas o protagonismo da nossa cidade, mas também a sua importância como referência nacional para o setor. Apesar de jovem e com população ainda em crescimento, aqui as pessoas querem mais do que um imóvel para morar, mas sim experiências e conexão. Entra em cena, neste processo, a arquitetura de comunicação, uma poderosa ferramenta para evidenciar o legado urbanístico, cultural e econômico que o mercado imobiliário está criando para todos que aqui vivem.
 
*Guilherme Eugênio é publicitário, designer e antropólogo em formação, CCO da Lucid Arquitetura de Comunicação, especialista em branding e design estratégico, com mais de 200 projetos imobiliários realizados no Brasil.

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