Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica (Foto: Reprodução)
Ahhhhh Mujica, você ainda nem se foi e já faz tanta falta! Até diante da morte, você é corajoso, enormemente digno e humilde. Será que alguém neste mundo entendeu mais sobre democracia que você? A sua simplicidade é tão gigante quanto seus ensinamentos.
Que ex-presidente vive com o equivalente a 2800 reais por mês e, depois de aposentado, se realiza com a vida simples do campo, com o cultivo de flores e hortaliças e se locomove em um fusquinha? Isso tem muitos simbolismos e significados, mas é pouco diante de suas verdades profundas, ditas de forma tão acessível.
Você nunca foi tão fundamental! Isso lá é hora de partir? Mas nós precisamos deixar você ir em paz, como você mesmo acaba de pedir, e devemos honrar seus ensinamentos. Sua trajetória é tão impressionante! Origem pobre, estudou Direito, foi guerrilheiro contra a ditadura, preso por um quarto de século e até presidente do seu país, o Uruguai.
“De Tupamaro a Presidente”, título do livro sobre seus caminhos, tão bem escrito por María Esther Gilio. Não à toa, você é um dos líderes mais carismáticos e reconhecidos internacionalmente. Vai, descansa. Nós ainda ficamos por aqui, com o dever de por em prática tudo que tivemos o privilégio de aprender com você. “É preciso dar um jeito, meu amigo”.