Chris Burden, Beam Drop, Inhotim 2008
Plutão entra em Aquário com alerta de impacto e renovação.
Impacto a gente já teve uma prévia: atentados em Brasília, crises diplomáticas, políticos indiciados.
No que cabe a renovação, é bom estarmos atentos aos próximos 20 anos, principalmente com os avanços da I.A. e recursos de energias renováveis.
No entanto, algumas coisas ainda são e serão atemporais, como a icônica música de "It's man's man's man's world", de James Brown (1966), com regravações inusitadas, como na voz da cantora belga Natacha Atlas, em 2003:
"Os homens construíram carros para rodar nas estradas, trens para carregar cargas pesadas, eletricidade para nos tirar da escuridão, barcos para flutuar como a arca de Noé, brinquedos para fazerem as crianças felizes. Tudo foi feito, tudo o que os homens poderiam ter feito, como inventar o dinheiro para comprar coisas de outros homens. Mas nada disso, nenhuma dessas coisas poderia existir se não fosse por uma mulher ou uma garota".
James Brown foi abandonado pela mãe ainda criança, isso explicaria o vazio e a força da letra desta canção. A ausência da presença materna lhe despertou uma força interior, uma sede artística manifestada na poesia melódica de suas composições. Um apelo, um chamado, uma eterna serenata àquela que o gerou, que o pariu.
Os homens inventam, criam, progridem, mas são ligados eternamente ao cordão umbilical de suas genitoras. Podem fazer viagens à Lua, inventar robôs, alegar que são deuses capazes de controlar o aquecimento global, comprar pessoas e campanhas, mas, ainda, sim, estarão sob o controle, involuntário, de uma cicatriz, de um corte umbilical no centro de suas barrigas.
"O mundo dos homens não seria nada, se não fosse por uma mulher ou uma garota. Ele está perdido na selvageria. Ele está perdido na amargura, ele está perdido, perdido".
Um homem estará permanentemente conectado a uma mulher ou estará perdido. As necessidades primordiais, boas ou más, certas ou erradas, serão impulso para que os homens trabalhem, produzam, inventem, pois este é o mundo em que vivemos, um mundo selvagem, uma selva de pedra.
Este é o mundo dos homens, sem uma mulher ou uma garota. Este é o mundo selvagem dos homens.
This is a man's world, this is a man's world
But it wouldn't be nothing, nothing without a woman or a girl You see, man made the cars to take us over the road
Man made the train to carry the heavy load
Man made electric light to take us out of the dark
Man made the boat for the water, like Noah made the ark This is a man's, man's, man's world
But it wouldn't be nothing, nothing without a woman or a girl
Man thinks about our little bitty baby girls and our baby boys
Man made them happy, 'cause man made them toys
And after man make everything, everything he can
You know that man makes money, to buy from other man