Há poucos dias vi uma frase que diz que "nem o céu é o limite quando os sonhos são maiores que o próprio universo". Mas não dizem por aí que o céu é o limite? Bem, eu diria que a resposta para esta pergunta depende muito dos seus sonhos. O céu pode, ou não, ser o seu limite.
Há quem acredite que sonhar é preciso. E quando digo sonhar, não falo daquele sonho enquanto você dorme. Falo de ter vontades, desejos, ambições. E antes que você venha falar que pessoas ambiciosas não são confiáveis, eu te lembro que o significado de ambição é um anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão. Portanto, ser ambicioso é algo positivo sim. O que não vale aqui é passar em cima de todos e tudo para se conquistar algo.
A vida é feita de possibilidades e escolhas. E nada, absolutamente nada é eterno. Estamos em constante transformação. Paulo Coelho disse que nossa vida é uma viagem. A paisagem muda, as pessoas mudam, as necessidades se transformam, mas o trem segue adiante.
E por falar em necessidades transformadas, como a gente muda com o passar dos anos hein! Pare e pense a pessoa que você é hoje com a que você era há alguns anos. Aos poucos vamos nos transformando, mudando prioridades e seguindo adiante. O mundo não vai parar para que você organize sua vida. Você terá que aprender a organizar tudo em movimento.
Então, quando você for sonhar, sonhe o que quiser. Não importa o tamanho do seu sonho. Além do "céu" ainda tem um universo inteiro para explorar. Acredite mais em você e no seu potencial. Você pode realizar coisas incríveis. Pensamentos positivos ajudam, mas aprender a se equilibrar, enquanto o mundo gira, vai fazer você descobrir "galáxias" que nem imaginava que existiam. Tenha coragem e dance a música do universo. Quando você aprende o ritmo para se manter em equilíbrio, a vida flui e você nem percebe o quão rápido está girando. E aí, o céu continua sendo o seu limite?
*Fabrício Santana é jornalista com especialização em Comunicação e Multimídia pela PUC Goiás