Logo
(Foto: divulgação)

A cegueira deliberada do oráculo

WhatsAppFacebookLinkedInX
30.10.2026 - 17:46:51

“A partir de certo ponto, as informações já não informam —
deformam. Podem até obscurecer o mundo.”
Byung-Chul Han

Por que os diagnósticos — apenas ou embora certeiros — não ajudam a nação?
Passadas as eleições, o Brasil não assistiu tão somente ao arrefecimento da beligerância. Assistiu, sobretudo, à sua consolidação como método de governabilidade. O país que emergiu das urnas não é o país do consenso, mas o país do veto recíproco: uma nação em que a vitória eleitoral de 51% contra 49% não traduz uma escolha majoritária, mas a fotografia de uma fratria partida ao meio, onde o adversário não é o outro com o pensamento divergente, mas o inimigo a ser neutralizado.

A análise que se impõe aqui não é conjuntural, mas estrutural. A polarização brasileira não é um acidente de percurso democrático; é o produto de uma arquitetura institucional que há décadas premia a litigiosidade em detrimento da negociação, e de uma cultura política que confunde convicção com intolerância. Nesse cenário, a figura do estadista — aquele capaz de catalisar a pacificação sem se curvar ao pensamento único — tornou-se uma ausência sentida, mas não suprida. O que se viu, e se vê, é a proliferação de profetas evidentes: analistas que, até dotados de lucidez diagnóstica inegável, antecipam com precisão cirúrgica o desastre, mas se mostram incapazes de construir a ponte que atravessaria o abismo que denunciam.

A profundidade geopolítica desse fenômeno é reveladora. O Brasil ocupa uma posição singular no tabuleiro global: potência média com ambições de autonomia estratégica, mas cuja estabilidade interna é constantemente minada por uma inserção subalterna nas cadeias de valor globais e por uma dependência de commodities que fragiliza qualquer projeto de soberania tecnológica e industrial. A disputa política doméstica, portanto, não se trava apenas entre esquerda e direita; trava-se entre dois modelos de inserção ideológica internacional: um que privilegia a integração soberana ao Sul Global e outro que aposta na aliança irrestrita com o Ocidente desenvolvido. A beligerância interna é, em larga medida, o reflexo dessa encruzilhada não resolvida.

O diagnóstico é robusto: a literatura sobre polarização afetiva demonstra que o ódio partidário corrói a confiança interpessoal e a disposição para o compromisso democrático. No Brasil, esse fenômeno encontrou solo fértil em um sistema partidário fragmentado, um Congresso capturado por interesses corrompidos e corruptores, subservientes, fisiológicos e particularistas, e um Judiciário que, ao ser convocado a arbitrar disputas políticas, viu sua própria legitimidade ser corroída por dentro e questionada. A consequência é um Executivo que governa por decretos e medidas provisórias, um Legislativo que legisla por emendas (secretas) orçamentárias de execução obrigatória, e uma sociedade que assiste, anestesiada, ao nefasto espetáculo de uma governança que se faz apesar da política, e não por meio dela.

Ora, a questão é ainda mais grave. A ausência de estadistas não é um vácuo de competência técnica, mas um déficit de phronesis — a sabedoria prática aristotélica que distingue o governante do técnico, o líder do administrador. O estadista é aquele que, mais do que reconhecer a derrota, reconhece os limites da própria vitória e governa para além da própria base; não temos nem um nem outro.

O vidente no oráculo de plantão, por contraste, é aquele que, ao denunciar a corrupção do mundo, exime-se da responsabilidade de habitá-lo. A análise certeira, quando desacompanhada da capacidade de articulação política, converte-se em profecia autorrealizável: o diagnóstico da ingovernabilidade produz a ingovernabilidade que denuncia.

O sonhado consenso (imprescindível), portanto, não é inviável por falta de ideias, mas por excesso de certezas. A pacificação nacional não surgirá de um novo “messias”, mas da reconstrução paciente de homens e instituições que incentivem a negociação em vez da liturgia ideológica.

Com efeito, enquanto a política brasileira for um campo de batalha entre oráculos que competem pela primazia da divisão e da previsão do caos, e não um espaço de artesãos que disputam a construção do possível, a beligerância permanecerá como nosso estado natural. A nação que aprendeu a prever o desastre com precisão matemática precisa, agora, aprender a arte mais difícil: a de evitá-lo.

*Edemundo Dias de Oliveira Filho: Advogado. Especialista e Mestre em Políticas Públicas, Segurança Pública e Direito Público.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Edemundo Dias De Oliveira Filho

*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
André Naves
29.10.2026
Fim da escala 6 por 1: Prosperidade e Inclusão

A escala 6 por 1 – seis dias de trabalho para um de descanso – sempre cronometrou a semana de 14,8 milhões de trabalhadores brasileiros sem se importar com o quanto de vida sobrava depois do expediente. Quase nada. José Mujica, o presidente uruguaio que se tornou símbolo mundial de humildade, simplicidade e humanidade, costumava […]

José Ricardo Caixeta Ramos
29.10.2026
Educação sanitária, um dos pilares da defesa agropecuária em Goiás

Nos últimos três anos, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) passou por uma transformação relevante em sua cultura organizacional. Tradicionalmente vista com receio pelo produtor rural, que associava a chegada de nossas equipes a possíveis multas e sanções, a Agência reinventou sua maneira de atuar. Hoje somos uma instituição parceira, que prioriza a orientação […]

Sabrina Garcez
29.10.2026
Outubro Rosa: prevenir o câncer de mama é cuidar da vida

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização realizada anualmente, com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de mama. No Brasil, algumas iniciativas também ampliam o debate para a prevenção do câncer do colo do útero. Mais do […]

Fábio Prudente
28.10.2026
O que os cavalos ensinam sobre liderança — e por que isso importa para a gestão 

Ao longo da história, o cavalo acompanhou o ser humano na guerra, no trabalho, na cultura e na terapia. Hoje, seu comportamento também inspira uma reflexão sobre gestão: ele responde menos ao discurso do que à postura de quem o conduz. O cavalo percebe o ambiente, capta sinais e reage ao estado emocional de quem […]

Ives Gandra da Silva Martins
28.10.2026
A eleição presidencial: três observações e uma sugestão

A primeira observação é a de que o Tribunal Superior Eleitoral passou a ser, efetivamente, uma casa de tertúlias acadêmicas. O TSE estabeleceu as regras da eleição, e essas regras foram alteradas, com o jogo em andamento, por um ministro da Suprema Corte vinculado ao candidato que acabou vencendo — que o indicou para o […]

Paulo Lima
27.10.2026
Cidades das regiões metropolitanas são os novos polos de desenvolvimento do Brasil

Durante décadas, o crescimento econômico e social do Brasil esteve concentrado nas grandes capitais. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras metrópoles atraíram investimentos, infraestrutura e mão de obra qualificada. No entanto, o cenário atual mostra uma transformação silenciosa e poderosa. As cidades que estão localizadas em regiões metropolitanas estão se consolidando como […]

Manoel Barbosa
26.10.2026
Depois das urnas, a conta da educação chega aos municípios

O segundo turno terminou. Os palanques serão desmontados, as bandeiras guardadas e, nesta segunda-feira, escritórios, prefeituras e escolas voltam à rotina. É justamente agora, com os ânimos ainda quentes, que vale fazer uma pergunta que atravessa qualquer preferência partidária: que educação os municípios brasileiros conseguirão oferecer nos próximos anos? Independentemente de quem venceu, os desafios […]

Fernando Razuk
26.10.2026
A revitalização do Centro de Goiânia: uma questão de lógica urbana

As cidades nascem a partir de seus centros e se expandem em direção à periferia. Com a implantação de novos loteamentos ao longo do tempo, surgem novos e novas centralidades, enquanto o Centro perde o protagonismo. Até que as distâncias, o trânsito e os custos de deslocamento passam a pesar no cotidiano. Nesse momento, morar […]