Logo
Jornalista Jales Naves (Foto: Reprodução)

Colégio Pedro Gomes e a expectativa de mudanças

25.01.2026 - 16:59:09
WhatsAppFacebookLinkedInX

Surgida como povoado em 1810 e emancipada em 1907, a cidade de Campinas, em Goiás, foi incorporada à nova Capital, Goiânia, em meados da década de 1930, e se tornou um de seus principais bairros, com intensa atividade socioeconômica e política. Bairristas, os moradores de Campinas sempre trataram o bairro com deferência, tinha uma vida comunitária de grande participação e um comércio expressivo.

Essa autonomia do bairro, no início da nova capital, foi lhe prejudicial, pois os gestores públicos não lhe deram a devida atenção, deixando de retribuir o que ofereceu à nova cidade e de investir na região.

A primeira grande obra foi iniciativa do então secretário de Educação e Saúde do Estado (1947-1950), médico Hélio Seixo de Brito, responsável por transformar, ampliar e renovar a instrução pública em Goiás. Em 1948, reestruturou o ensino, criando três colégios – um na cidade de Goiás, para compensar a retirada do Liceu da antiga Capital, outro em Goiânia e o terceiro no bairro que originou a Capital e era o mais populoso.

Seu primeiro nome foi Ginásio Estadual de Campinas.

Sua instalação, como registra o livro “Cidadão e homem público”, coletânea de artigos e depoimentos organizada pelo ex-vereador Hélio Seixo de Brito Júnior, foi uma festa “das mais gratificantes, pois era a nossa resposta aos apaixonados adversários políticos, que não desejavam o meu sucesso na importante Secretaria da Educação. Para eles – demagogicamente – Campinas não comportava um estabelecimento de ensino daquele porte. A resposta está aí no tamanho do Colégio ‘Pedro Gomes’ e no benefício enorme que vem fazendo. É a prova de que estávamos certos e, por isso, o meu silêncio às críticas desonestas e insinceras”, afirmou Hélio de Brito, no livro lançado em 1999, quando completou 90 anos.

No final dos anos 1950, ao expandir suas atividades acadêmicas,, teve a denominação alterada para Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, a partir de quando assumiu protagonismo na área, passando a ocupar espaços.

De acordo com a professora Maria Conceição da Paixão (dona Zizi), que o dirigiu, foi o maior colégio público de seu tempo no Brasil, com mais de quatro mil alunos nos anos 1960, ofertando um ensino de qualidade, com professores preparados e proposta pedagógica que o diferenciava dos demais, que marcaram essa época.

O Colégio marcou gerações em Goiânia, aproximou seus alunos e ainda hoje muitos grupos se reúnem, para falar dos períodos em que ali estudaram, como era a convivência entre eles, as conquistas do período e sobre o que a escola representou em suas vidas.

Mais recentemente, por iniciativa do ex-deputado Wander Arantes, que estudou no colégio, foi criado o grupo no WhatsApp ‘Somos Pedro Gomes’.Formado por ex-alunos dos anos 1950 e 1960, bem sucedidos em suas opções profissionais, tinham em comum a preocupação com a situação do colégio, quando decidiram se organizar para resgatá-lo e lhe dar a devida dimensão. Conversaram, discutiram as muitas possibilidades, mantiveram contatos com autoridades da área educacional e do Governo do Estado, e lutaram, sem êxito.

Não perderam o entusiasmo e nem a disposição de continuar lutando por mudanças, pela recuperação do grande colégio público que tiveram, das boas lembranças e de um grande espaço público para o bairro de Campinas.

Agora, ficaram interessados em retomar essa discussão e os contatos, com a entrega, pelo Governo do Estado, do novo Liceu de Goiânia, que é de sua época. Todo reformado, com proposta acadêmica reformulada, novas atividades e novos equipamentos, vai se tornar novo ponto obrigatório de visitas da cidade, charmoso e bonito.

Campinas também merece esse presente.

O grupo ‘Somos Pedro Gomes’ quer dialogar e buscar idêntica solução.

Chegando aos 78 anos, a escola foi uma oportunidade para milhares de pessoas terem uma formação para o exercício da cidadania e como profissionais, ao mesmo tempo em que reafirmava suas responsabilidades perante a sociedade.

Hoje, quando muitos já completaram seu ciclo de atividades, como cidadãos e como profissionais, consideram que é o momento de resgatar esse papel do ‘Pedro Gomes’, preservá-lo, realçá-lo e reconhecer o trabalho daqueles que, cumprindo suas obrigações, concretizaram essa missão.

Jales Naves é jornalista e escritor, é membro da Associação Goiana de Imprensa e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás; estudou no Colégio Estadual Professor Pedro Gomes nos anos 1960.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Jales Naves

*Jornalista, formado pela UFG. Editor do jornal A Redação.

Postagens Relacionadas
Henrique Alckmin Prudente
24.01.2026
Educação Ambiental: a sua casa é a melhor escola

Em 26 de janeiro celebra-se o Dia Mundial da Educação Ambiental, data instituída pelas Nações Unidas na Conferência de Belgrado, Sérvia, em 1975. Esse evento estabeleceu diretrizes para que práticas voltadas à sustentabilidade global e local fossem integradas, institucionalizadas e consolidadas em todo o mundo. A Educação Ambiental envolve diferentes sistemas (culturais, econômicos, naturais, sociais) […]

Luciana Brites
24.01.2026
Gestação e alfabetização

Muitas pessoas podem achar que gestação e alfabetização são temas distintos. No entanto, há fatores na gravidez que podem influenciar diretamente no desenvolvimento do aluno. O que acontece durante essa fase pode afetar o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental da criança. Isso porque a aprendizagem começa na barriga da mãe, já que, segundo estudos, o […]

Wesley Cesa
22.01.2026
O cânhamo e o pecado da ciência

Imagine um campo onde o pôr do sol tinge de rubro as folhas de uma nova espécie de planta, uma planta que é filha da ciência e neta da desconfiança. Cada haste vermelha parece carregar uma heresia: ser planta e não ser pecado. Ela é zero THC, zero polêmica, zero prazer culposo. Só tecnologia, genética […]

Peter Panfil
22.01.2026
Potencializando a energia dos data centers na era da Inteligência Artificial

Projetos de infraestrutura flexíveis e escaláveis são cruciais para possibilitar a inovação em IA. Para que essa meta se cumpra, é fundamental que as implementações e o uso não comprometam a confiabilidade e a eficiência das operações. Plataformas de computação acelerada e serviços em nuvem estão impondo um desafio cada vez mais complexo aos sistemas […]

Lara Ferry
21.01.2026
Ser vulnerável na era da performance: por que mostramos tudo, mas revelamos pouco?

Às vezes, é desconcertante viver em um estado de superestimulação, a ponto de nada fazer mais sentido. Tantas coisas acontecem ao mesmo tempo ao nosso redor, e o mundo muitas vezes parece demais. Nessa era de superexposição social, encontro grande dificuldade em sentir intimidade com este mundo, mas vivo neste paradoxo: anseio pela minha íntima […]

Jorge Gonçalves Filho
21.01.2026
Inteligência artificial: ou entramos nesse mundo ou estaremos fora do jogo

Mais um janeiro que, em pleno inverno, Nova Iorque é invadida por brasileiros sedentos para obter conhecimento e informações sobre as tendências do varejo mundial na NRF (National Retail Federation), o maior evento do setor no mundo. De 11 a 13 de janeiro mais de 3.000 brasileiros estavam andando pelos pavilhões do Jacob Javits Convention […]

Mara Pessoni
15.01.2026
O que você precisa saber sobre a suspensão de vistos de imigrante pelo governo norte-americano

No dia 14 de janeiro, informações originadas na mídia americana e posteriormente confirmadas pelo Departamento de Estado indicaram a suspensão imediata da emissão de vistos de imigrante para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A notícia gerou apreensão imediata, mas é necessário analisar os fatos com cautela técnica para evitar conclusões precipitadas sobre […]

Luciana Precaro
15.01.2026
De alternativa a investimento estratégico: como a IA vai transformar o setor de Consórcio

O ano de 2025 entrou oficialmente para a história do setor de consórcios no Brasil. Impulsionado por um ambiente de crédito mais seletivo, pelo encarecimento dos financiamentos tradicionais e pela busca crescente por alternativas de planejamento financeiro, o setor registrou números inéditos. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), até outubro, […]