Logo
(Foto: Reprodução/X/@PSG_inside)

Flamengo perde nos pênaltis para PSG e vê sonho do Bi mundial ser adiado

Goleiro russo Safonov brilhou

17.12.2025 - 17:13:28
WhatsAppFacebookLinkedInX

São Paulo – O Paris Saint-Germain superou o Flamengo nos pênaltis para conquistar a Copa Intercontinental nesta quarta-feira, no Catar. Equilibrado, o duelo foi definido nas penalidades depois de empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. O desfecho foi favorável ao campeão europeu graças ao goleiro russo Matvei Safonov, o improvável herói que era reserva e pegou quatro cobranças.

Apenas De la Cruz converteu a sua cobrança. Todos os outros flamenguistas cobraram mal e pararam em Safonov, que fez apenas seu quatro jogo no ano. O PSG converteu com Vitinha e Nuno Mendes. Com a bola rolando, Kvaratskhelia e Jorginho foram às redes.

Os franceses foram dominantes na primeira etapa e controlaram o jogo até um erro de Marquinhos – o pênalti cometido em Arrascaeta – fortalecer o Flamengo na segunda etapa e tornar muito mais parelho o confronto no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan.

Trata-se da primeira taça da Copa Intercontinental que levanta o PSG, que fecha o ano mágico com mais um troféu. Também ganhou Champions League, Campeonato Francês, Supercopa da França, Copa da França e Supercopa da Europa.

O PSG dominou todo o primeiro tempo. Os franceses atacaram e defenderam de forma sincronizada e mostraram estar em outra rotação em relação ao oponente brasileiro. Ainda que não tenha sido um massacre, o campeão europeu controlou a partida e foi superior em todas as estatísticas. Depois de pressionar e ocupar o campo de ataque, se valeu de um erro de Rossi para abrir o placar.

As duas graves falhas no jogo foram cometidas pelo goleiro argentino. Ele entregou de graça a bola aos franceses ao tentar evitar um escanteio. Fabián Ruiz mandou para a rede. Sorte de Rossi que a bola havia saído, como atestou o árbitro de vídeo, e o gol foi anulado.

Mas nem o juiz nem o VAR salvaram o goleiro quando seu desvio com a mão em passe de Doué ajudou Kvaratskhelia, que empurrou para o gol. O atacante georgiano provavelmente não alcançaria a bola se Rossi não tivesse tocado nela.

Com dificuldade para a transição ofensiva, o Flamengo ameaçou nas poucas brechas que encontrou, em tentativas de Pulgar. Pelo alto, em cabeceio do volante chileno, e de fora da área, em finalização que o russo Safonov defendeu sem dificuldade.

O PSG tinha o jogo controlado. O cenário indicava que levaria a taça sem intercorrências. Mas uma falha do zagueiro brasileiro Marquinhos no começo da segunda etapa recolocou o Flamengo no jogo.

Capitão do time, o defensor deu um toque na canela de Arrascaeta, suficiente para o juiz americano Ismail Elfath considerar pênalti depois de rever o lance no monitor do VAR. Jorginho esperou Safonov escolher o canto direito e bateu no esquerdo.

O gol deixou confiante a equipe brasileira, que encontrou bastante espaço para contra-atacar com Plata, Pedro e Bruno Henrique. Cada um dos três teve um chance para marcara nos minutos finais do segundo tempo.

Preocupado, o técnico Luis Enrique acionou o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa e pela revista France Football. Recuperado de forte gripe, Dembélé entrou aos 33 minutos e pouco fez.

Seus companheiros também não produziram muito mais até o apito final. Marquinhos, em noite infeliz, ainda teve a chance para assegurar o título no último lance do tempo normal. Só que o zagueiro, desacostumado aos gestos de um centroavante, afastou a bola ao tentar empurrá-la para a rede.

Na prorrogação, o PSG encurralou o Flamengo, principalmente nos últimos minutos. Chegou com poucos passes ao ataque, mas exagerou no refino e no preciosismo. A equipe francesa fez escolhas erradas no momento de concluir seus ataques. Em vez de finalizar, a equipe francesa trocou passes demais perto da área e dentro da área. Sorte a dos europeus que Safonov estava em noite inspiradíssima.

FICHA TÉCNICA

PSG 1 (2) X 1 (1) FLAMENGO

PSG – Safonov; Zaïre-Emery, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves; Fabián Ruíz (Ndjantou) e Lee Kang-In (Mayulu [Barcola]); Kvaratskhelia (Mbaye), Doué (Dembélé). Técnico: Luis Enrique.

FLAMENGO – Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (De La Cruz), Jorginho (Saúl) e Arrascaeta (Everton); Carrascal (Pedro), Bruno Henrique (Luiz Araújo) e Plata (Samuel Lino). Técnico: Filipe Luís.

GOLS – Kvaratskhelia, aos 37 do 1ºT. Jorginho, aos 16 do 2ºT.

ÁRBITRO – Ismail Elfath (EUA).

CARTÕES AMARELOS: Fabián Ruiz, Vitinha, Alex Sandro, Jorginho, Pulgar, Plata, Saúl, Juninho.

PÚBLICO – 32.150.

RENDA – Não divulgada.

LOCAL – Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar.

(Agência Estado)

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Bruno Hermano

*Jornalista, formado pela UFG. Editor do jornal A Redação.

Postagens Relacionadas
Futebol
26.01.2026
Lula se reúne com Infantino e pede que Mundial de Clubes de 2029 seja no Brasil

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu a Gianni Infantino, chefe máximo da Fifa, que o Mundial de Clubes de 2029 seja disputado no Brasil, conforme antecipado pelo jornalista Lauro Jardim e confirmado pelo Estadão. O pedido ocorreu nesta segunda-feira (26/1), durante reunião em Brasília, cujo tema principal foi a […]

Futebol
26.01.2026
Prefeitura de Aparecida seleciona jogadores para os times do município no Go Cup 2026

A Redação Goiânia – A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semel) de Aparecida de Goiânia realiza no próximo dia 31 de janeiro, às 8h, a primeira peneira oficial voltada exclusivamente para formação das equipes que representarão Aparecida no Go Cup 2026 — um dos maiores campeonatos de futebol infantil do mundo. A atividade é […]

2027
25.01.2026
Presidente da CBF projeta Copa do Mundo Feminina no Brasil

São Paulo – A Copa do Mundo Feminina de 2027 vai ser na América do Sul. No Brasil. Pela primeira vez. A logomarca oficial da competição foi lançada neste domingo, no Rio de Janeiro, e o presidente da CBF, Samir Xaud, entende que o torneio pode catapultar o desenvolvimento da modalidade no País. “Em primeiro […]

Futebol
25.01.2026
Cruzeiro bate o São Paulo em jogo equilibrado e conquista o título da Copinha

São Paulo – Com 100% de aproveitamento, o Cruzeiro é o campeão da Copa São Paulo 2026. Em decisão disputada neste domingo (25/1), na Arena Mercado Livre Pacaembu, o time mineiro derrotou o atual campeão São Paulo, por 2 a 1, e ficou com o título do principal torneio de base do País. Gustavinho, autor […]

Tênis
24.01.2026
Sinner derruba algoz de João Fonseca; Djokovic alcança 400ª vitória em Grand Slams

São Paulo – Jannik Sinner deu mais um passo rumo ao tricampeonato do Australian Open. Castigado pelo calor de 35ºC de Melbourne e sofrendo com cãibras, o atual número 2 do mundo derrotou, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 4/6, 6/3, 6/4 e 6/4, o americano Eliot Spizzirri, número 85 do ranking […]

Futebol
23.01.2026
Muricy pede demissão e deixa o São Paulo; Rafinha é possível substituto

São Paulo – Descontente com o quadro político do São Paulo e os maus resultados da equipe, Muricy Ramalho decidiu deixar o seu cargo, e já comunicou a decisão à diretoria. Sua saída será oficializada nos próximos dias. O desejo de deixar a sua função havia sido antecipado pelo Estadão há duas semanas. Muricy era […]

Automobilismo
20.01.2026
Audi apresenta carro de Gabriel Bortoleto para a temporada 2026 da Fórmula 1

São Paulo – A Audi fará sua estreia na Fórmula 1 na temporada de 2026. Nesta terça-feira, 20, a equipe alemã, que conta com o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, anunciou seu novo carro para a disputa da categoria. O modelo, chamado de R26, possui a pintura predominantemente prata, com detalhes em laranja na parte traseira […]

Futebol
19.01.2026
Palmeiras perde para o Ibrachina nos pênaltis e dá adeus à Copinha nas quartas de final

São Paulo – O Palmeiras está eliminado da Copa São Paulo de Juniores. Na noite desta segunda-feira (19/1), o time do Allianz Parque encarou o Ibrachina na Arena Barueri, pelas quartas de final da competição, e depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal, viu o time da Mooca vencer nos pênaltis, […]