A Redação
Goiânia – O Sistema OCB/GO, juntamente com cooperativas e prefeituras, realizou 21 edições municipais do Dia e Semana do Cooperativismo, em 2025. Com atividades gratuitas, voltadas ao bem-estar, cidadania e desenvolvimento local, as ações beneficiaram mais de 76,5 mil pessoas. O público teve acesso a diversos serviços, como atendimentos de saúde, educação financeira, orientações sociais, recreação, cultura e iniciativas ambientais.
Em Goiás, 26 municípios já contam com leis que incluem a celebração do Dia do Cooperativismo em seus calendários oficiais de eventos. Em 2025, o Sistema OCB/GO promoveu ações em 21 deles.
“A celebração do Dia do Cooperativismo no interior do Estado tem desempenhado um papel importante na difusão e fortalecimento da cultura cooperativista. Já há leis aprovadas nesse sentido nos principais municípios goianos, onde há várias cooperativas estabelecidas”, afirma o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
Segundo o dirigente, esse tipo de iniciativa faz com que a população dos municípios tenha melhor compreensão sobre a importância das cooperativas locais. “As pessoas percebem os impactos econômicos e sociais que elas geram. A adesão, muitas vezes, tem sido espontânea e tende a abranger mais municípios. Esse movimento fortalece as cooperativas que, por sua vez, fortalecem os municípios onde estão instaladas”, frisa.
Destaques
A Semana do Cooperativismo em Anápolis foi a que recebeu maior público em 2025, totalizando 15 mil pessoas. Goiânia, com o tradicional Dia C Goiás (Dia de Cooperar), no Jardim Botânico, também se destacou com oferta de atendimentos especializados, oficinas tecnológicas e ações ambientais, entre várias outras atrações. A iniciativa atraiu cerca de 6 mil pessoas neste ano.
A celebração também foi realizada em Quirinópolis, Mineiros, Jataí, Rio Verde, Cristalina, Luziânia, Planaltina, Morrinhos, Piracanjuba, Itumbiara, Porangatu, Campinorte, Uruaçu, Itapuranga, Rubiataba, Goianésia, Ceres, Aparecida de Goiânia e Bela Vista.
Etapas
Para que haja a inclusão da data comemorativa no Calendário Oficial de Eventos dos municípios, o Sistema OCB/GO atua inicialmente com a sensibilização do poder público. Vencida esta etapa, o processo segue com a apresentação de Projeto de Lei pela Prefeitura ou Câmara de Vereadores, com proposta de data (dia ou semana); aprovação e sanção da Lei, culminando com a realização da festa em parceria com cooperativas locais e a Prefeitura Municipal.
As ações, que são programadas e customizadas para cada município, estimulam a participação social e fortalecem os vínculos entre cooperativas e cidadãos. Dentre as atividades realizadas, destacam-se consultorias financeiras, vacinação humana e animal, avaliação nutricional, orientação de saúde bucal, consultas médicas e oftalmológicas, doação de óculos, atividades educativas diversas, recreação para as crianças e até doação de pets, mudas de árvores e distribuição de guloseimas para as crianças.
Piranhas, a partir de 2026, será a 27ª cidade goiana a celebrar o Dia do Cooperativismo. A Câmara de Vereadores aprovou este ano a lei que inclui a data no calendário oficial do município. A celebração será realizada no primeiro sábado do mês de outubro de cada ano.
