Logo

Agosto é mês de celebrar e reafirmar o orgulho de ser advogado

12.08.2025 - 09:53:05
WhatsAppFacebookLinkedInX

Agosto é o Mês da Advocacia “” um período de memória e renovação. Memória das lutas históricas travadas por essa profissão essencial à democracia; renovação do compromisso com a ética, a técnica e a coragem que sustentam o exercício da advocacia brasileira.

O dia 11 de agosto, data da fundação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil, é também símbolo da resistência e do protagonismo histórico da advocacia na defesa da Constituição, das garantias individuais, das liberdades públicas e do Estado Democrático de Direito.

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) celebra este mês homenageando todos os profissionais que, nos mais diversos rincões do país, patrocinam diariamente a defesa da cidadania e contribuem para a valorização da nossa profissão e para a proteção intransigente das prerrogativas da advocacia.

Vivemos um tempo em que o exercício livre da advocacia exige vigilância constante. O Estado de Direito não se sustenta sem advogados e advogadas firmes na defesa da legalidade e das garantias constitucionais. A cada dia, somos desafiados por violações, tentativas de silenciamento e iniciativas que fragilizam nossa atuação. Mas a Abracrim tem sido uma presença firme e altiva na defesa da classe, com ações concretas e institucionais.

Foi assim na reação à Resolução nº 591/2024 do CNJ, que restringe a sustentação oral nos tribunais “” medida que atinge frontalmente as prerrogativas da advocacia. Por meio de ofícios, campanhas e articulação institucional, posicionamo-nos com firmeza contra esse retrocesso. Também ganhamos voz nacional com a campanha “Ser criminalista é defender direitos. Ser Abracrim é defender o criminalista”, reafirmando o valor da advocacia criminal e a missão da Abracrim em proteger quem protege direitos.

É nesse espírito de ação e vigilância que reiteramos: a advocacia não pode ser alvo de ataques, perseguições ou intimidações por razões ideológicas, políticas ou corporativas. Defender a advocacia brasileira é defender a democracia. O respeito institucional à advocacia é cláusula inegociável do pacto constitucional.

Além disso, é urgente manter o debate e a vigilância contra a criminalização da advocacia. Lembremos sempre do comando constitucional: a advocacia é essencial à administração da Justiça e indispensável ao Estado Democrático de Direito.

É fundamental que autoridades, instituições e toda a sociedade compreendam que não há Justiça sem a presença da advocacia. E sem uma advocacia independente, forte e respeitada, não se pode falar em democracia.

A Abracrim reafirma, neste mês de agosto, o seu compromisso com a defesa intransigente da classe, com o enfrentamento aos abusos, com o fortalecimento institucional e com a promoção contínua de uma advocacia ética, combativa, qualificada e vigilante.

A Abracrim conclama toda a advocacia brasileira “” em especial a advocacia criminal “” a estarmos juntos por ocasião do 14º Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal, que será realizado de 3 a 5 de setembro deste ano, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Será um importante momento para celebrarmos nossas conquistas e nos unirmos ainda mais por um Estado Democrático de Direito forte, coeso e fiel ao que nos prometeu a Constituição Federal.

Somos a resistência. Somos a advocacia. Somos a voz da cidadania na defesa das garantias constitucionais e dos direitos fundamentais.

Neste agosto, mês simbólico para todos nós, registramos um fraterno e gigante abraço a cada advogado e advogada do Brasil. Que sigamos firmes, juntos, de cabeça erguida e ombreados, defendendo nossos valores e princípios, sempre guiados pela coragem de lutar pelo Direito e pela Justiça.

Viva a advocacia brasileira! Viva a Abracrim! Viva o Direito de Defesa!

*Sheyner Yà sbeck Asfóra é presidente Nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim)

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Sheyner Yà Sbeck Asfóra

*

Postagens Relacionadas
Jales Naves
25.01.2026
Colégio Pedro Gomes e a expectativa de mudanças

Surgida como povoado em 1810 e emancipada em 1907, a cidade de Campinas, em Goiás, foi incorporada à nova Capital, Goiânia, em meados da década de 1930, e se tornou um de seus principais bairros, com intensa atividade socioeconômica e política. Bairristas, os moradores de Campinas sempre trataram o bairro com deferência, tinha uma vida […]

Henrique Alckmin Prudente
24.01.2026
Educação Ambiental: a sua casa é a melhor escola

Em 26 de janeiro celebra-se o Dia Mundial da Educação Ambiental, data instituída pelas Nações Unidas na Conferência de Belgrado, Sérvia, em 1975. Esse evento estabeleceu diretrizes para que práticas voltadas à sustentabilidade global e local fossem integradas, institucionalizadas e consolidadas em todo o mundo. A Educação Ambiental envolve diferentes sistemas (culturais, econômicos, naturais, sociais) […]

Luciana Brites
24.01.2026
Gestação e alfabetização

Muitas pessoas podem achar que gestação e alfabetização são temas distintos. No entanto, há fatores na gravidez que podem influenciar diretamente no desenvolvimento do aluno. O que acontece durante essa fase pode afetar o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental da criança. Isso porque a aprendizagem começa na barriga da mãe, já que, segundo estudos, o […]

Wesley Cesa
22.01.2026
O cânhamo e o pecado da ciência

Imagine um campo onde o pôr do sol tinge de rubro as folhas de uma nova espécie de planta, uma planta que é filha da ciência e neta da desconfiança. Cada haste vermelha parece carregar uma heresia: ser planta e não ser pecado. Ela é zero THC, zero polêmica, zero prazer culposo. Só tecnologia, genética […]

Peter Panfil
22.01.2026
Potencializando a energia dos data centers na era da Inteligência Artificial

Projetos de infraestrutura flexíveis e escaláveis são cruciais para possibilitar a inovação em IA. Para que essa meta se cumpra, é fundamental que as implementações e o uso não comprometam a confiabilidade e a eficiência das operações. Plataformas de computação acelerada e serviços em nuvem estão impondo um desafio cada vez mais complexo aos sistemas […]

Lara Ferry
21.01.2026
Ser vulnerável na era da performance: por que mostramos tudo, mas revelamos pouco?

Às vezes, é desconcertante viver em um estado de superestimulação, a ponto de nada fazer mais sentido. Tantas coisas acontecem ao mesmo tempo ao nosso redor, e o mundo muitas vezes parece demais. Nessa era de superexposição social, encontro grande dificuldade em sentir intimidade com este mundo, mas vivo neste paradoxo: anseio pela minha íntima […]

Jorge Gonçalves Filho
21.01.2026
Inteligência artificial: ou entramos nesse mundo ou estaremos fora do jogo

Mais um janeiro que, em pleno inverno, Nova Iorque é invadida por brasileiros sedentos para obter conhecimento e informações sobre as tendências do varejo mundial na NRF (National Retail Federation), o maior evento do setor no mundo. De 11 a 13 de janeiro mais de 3.000 brasileiros estavam andando pelos pavilhões do Jacob Javits Convention […]

Mara Pessoni
15.01.2026
O que você precisa saber sobre a suspensão de vistos de imigrante pelo governo norte-americano

No dia 14 de janeiro, informações originadas na mídia americana e posteriormente confirmadas pelo Departamento de Estado indicaram a suspensão imediata da emissão de vistos de imigrante para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A notícia gerou apreensão imediata, mas é necessário analisar os fatos com cautela técnica para evitar conclusões precipitadas sobre […]