Adriana Marinelli
Depois de uma cirurgia de separação que durou pouco mais de dez horas, na última quarta-feira (15/2), é considerado bom o estado de saúde dos gêmeos siameses Israel e Levi, de um anos e dois meses. Ainda internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, e sem previsão de alta, as crianças já estão se alimentando oralmente, sem ajuda de sondas.
De acordo com o cirurgião pediatra Zacharias Calil, responsável pela equipe médica que realizou a cirurgia de separação, no domingo, em caráter de teste, Levi tomou água e chá. “Como o organismo dele reagiu muito bem e o intestino funcionou sem dificuldades, hoje ele já ingeriu suco e até gelatina”, diz.
No início da manhã desta segunda-feira (20/2), Israel também começou a tomar pequenas quatidades de água pela boca, sem auxílio de nenhuma sonda. Segundo Zacharias Calil, somente no final da tarde será possível avaliar alguma reação no organismo da criança. “Vamos ter que esperar um tempo, mas aparentemente está tudo tranquilo e certamente amanhã ele já estará tomando suco e gelatina também, assim como o irmão”, afirma.
Leia mais:
Siameses separados em cirurgia respiram sem ajuda de aparelhos
Gêmeos que passaram por cirurgia de separação passam bem
Separação de siameses termina com sucesso
Gêmeos siameses farão cirurgia de separação no Materno Infantil