Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Carismático, Oloares Ferreira faz apresentação | 26.12.17 - 15:08
Oloares Ferreira, apresentador do Balanço Geral (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
Lucas Cássio
Goiânia - Líder de audiência no horário do almoço, o Balanço Geral, da Record TV Goiás, tem se consolidado a cada dia como um programa para toda família. Apresentado pelo jornalista Oloares Ferreira, o programa mescla informação e diversão de modo sério e responsável. O Balanço Geral vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, e aos sábados, às 13h.
Para o apresentador Oloares Ferreira, o sucesso creditado ao programa se deve ao seu formato. “O Balanço Geral não é um telejornal, é um programa com cunho jornalístico. A gente tenta trazer informações variadas: esporte, economia, informações do dia a dia”, afirmou Oloares em entrevista ao Jornal A Redação. “A nossa filosofia é que ninguém ficaria três horas na frente de uma televisão vendo só tragédia. A gente tem humor, notícias de celebridades. Tratamos tudo de um jeito bem natural, não é uma coisa forçada", acrescentou.
No ar desde 2006, o Balanço Geral passou por reformulações que foram aprovadas pelo público goiano. “No início ele era um programa predominantemente policial e com muito noticiário factual. Com o tempo a gente foi percebendo que o público tinha vontade de assistir outros conteúdos. Hoje o programa tem tudo. Tem comunidade, fofoca, esporte e curiosidades. O programa é mais completo. No Balanço Geral você vê de tudo que acontece em Goiânia e no mundo”, ressaltou o editor-chefe do programa, Zeca Oliveira, que está na emissora há 10 anos.
Zeca Oliveira, editor-chefe (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
O Balanço Geral cresceu 27% em audiência domiciliar, considerando o horário de exibição, no primeiro semestre de 2017. Comparado com o mesmo período do ano anterior, também fechou o mês novembro na liderança, com 11% de audiência domiciliar.
Papel social
O programa conta com um papel social muito importante, conforme define uma das produtoras, Maria Lúcia. “Os goianos são muitos solidários. Eu fico muito feliz quando pautamos uma reportagem de apelo ou uma pauta comunitária e o problema é resolvido. Essa é uma forma que temos de chegar até aquele cidadão”, disse.
Segundo Maria Lúcia, a produção recebe diariamente dezenas de cartas e mensagens (por aplicativos de celular e por telefone) com pedidos de reportagens, apelos e também com agradecimentos e elogios. “É muito difícil fazer uma triagem desses assuntos. Cada um tem suas particularidades e suas necessidades”, contou. “A gente sempre deu um bom retorno para essas pessoas e para o telespectador”, garantiu a produtora.
Oloares Ferreira também reforça a importância da participação popular e diz que o telespectador é fundamental para o sucesso do programa e dos resultados levados para a comunidade. “Eu mantenho um contato muito grande com os telespectadores pelas redes sociais. Recebo muitas fotos e vídeos pelo WhatsApp, Facebook e Instagram. Se aconteceu alguma coisa no Estado, eu sei que alguém vai me mandar. Eu tenho esse privilégio. Os telespectadores me pautam em muitas reportagens. Os telespectadores são fundamentais”, afirmou.
(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
O espaço que a comunidade tem dentro do Balanço Geral e o carisma do apresentador Oloares Ferreira com a sociedade também são fatores que contribuem para liderança do programa. “Hoje o público busca por verdade. Eu acredito que o público tem esse carinho comigo porque eu sou verdadeiro. Se tiver que elogiar eu vou elogiar, se tiver que criticar eu vou criticar, se tiver que pedir desculpa eu vou pedir”, contou o apresentador.
O apresentador
Natural da cidade de Crixás (GO), Oloares começou a integrar a equipe da Record Goiás em 2000. Porém, o tempo na emissora seria curto: apenas 30 dias. O atual apresentador entrou na emissora para cobrir férias de uma repórter e, após alguns anos, acabou se tornando o mais assediado jornalista da empresa em Goiás.
Ele conta que, na época, o então apresentador do extinto Goiânia Urgente, Luiz Carlos Bordoni, surpreendeu os diretores da Record e o público ao pedir demissão no ar. Em meio à correria e ao desespero para continuar com o telejornal, os diretores escolheram Oloares, único repórter presente na empresa no momento, para assumir a função. “Estava nervoso, desesperado e sem saber o que fazer”, relatou Oloares.
Uma outra pessoa seria contratada para a apresentação do programa. A emissora chegou a fazer alguns testes, mas a contratação nunca aconteceu e Oloares Ferreira se consolidou o apresentador oficial do Balanço Geral. “Estou há 17 anos na Record. Eu adoro o jeito da emissora de fazer jornalismo”, finalizou.