Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

1º dia de programação

Jornada da Cidadania faz 4 mil atendimentos jurídicos e na área da saúde

Evento vai até sábado (26) no Campus II da PUC | 25.05.17 - 17:42 Jornada da Cidadania faz 4 mil atendimentos jurídicos e na área da saúde (Foto: Wesley Cruz/PUC Goiás)

Rafaela Bernardes

Goiânia -
Mais de quatro mil atendimentos nas áreas da saúde e jurídica já foram realizados apenas no primeiro dia da Jornada da Cidadania 2017 da PUC Goiás, em Goiânia. Os números foram repassados ao jornal A Redação na tarde desta quinta-feira (25/5).  A Jornada começou ontem (24) e vai até sábado (27). A expectativa é que mais de 100 mil pessoas passem pelo maior evento comunitário da universidade e que mais de 500 mil atendimentos sejam realizados nos diversos serviços gratuitos oferecidos pela PUC Goiás. 
 
Leia Mais:
Missa em homenagem à padroeira de Goiânia abre Jornada da Cidadania 2017
Wolmir: Foco é promover o maior evento universitário de ação social do País
Stand na Jornada da Cidadania orienta sobre desligamento da TV analógica 

A dona de casa Carla Pereira dos Santos foi uma dessas pessoas que receberam atendimento durante a Jornada neste primeiro dia. Ela foi até o estande do Vapt-Vupt instalado no local para retirar a segunda via do seu CPF. Confira o vídeo:
 
 
Aliny Barbosa Bailona, estudante do Ensino Médio, também ficou sabendo dos serviços ofertados na Jornada da Cidadania e foi até o Campus II da PUC Goiás procurar pelo atendimento da Secretaria Cidadã. Ela conseguiu resolver seu problema e ficou satisfeita com a oportunidade. Veja o vídeo: 
 
 
Os serviços gratuitos oferecidos à população na Jornada da Cidadania estão distribuídos em dezenas de estações de atendimento. Só na estação saúde são ofertados atendimentos como aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação nutricional, vacinas, além de triagens para especialistas na área médica. Para a coordenadora do curso de enfermagem da PUC Goiás, Vanusa Usier, "a prática e o contato direto com a comunidade são fundamentais para a formação de um bom profissional".
 

(Foto: Wesley Cruz/PUC Goiás)
 
Vanusa comemorou também o fato de que nesta edição a Jornada da Cidadania disponibiliza quatro vacinas gratuitas para a população: influenza, febre amarela, HPV para meninas e meninos e a meningocócica. "Pela primeira vez, conseguimos a vacina contra o HPV para meninos e meninas, é uma vitória da Jornada", ressaltou em entrevista ao jornal A Redação
 
Na estação jurídica, os atendimentos também seguem a todo vapor. Só ontem (24) foram realizados 111 atendimentos e 79 audiências de conciliação. "Aqui nós oferecemos atendimento gratuito à população de ações na área do Direito de família, previdenciário, trabalhista e para ações cíveis em geral", explicou a coordenadora do curso de direito da PUC Goiás, Neire Divina Mendonça. 
 
 

(Foto: Wesley Cruz/PUC Goiás)
 
Em parceria com os governos estadual e municipal, a Jornada oferece centenas de serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, engenharia, jurídica, cultura, educação e cidadania. O objetivo é formar profissionais comprometidos com a comunidade. "A universidade realiza esse evento em razão da sua missão educativa. Um evento voltado para a cidadania educa. Educa a comunidade, os professores e os futuros profissionais. Queremos formar profissionais éticos e preocupados com os valores sociais", disse o reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado. 
 
A Jornada da Cidadania acontece no Campus II da Universidade, localizado no Jardim Mariliza, em Goiânia. Integra a ampla programação da Jornada a já tradicional Feira da Solidariedade, que divulga o trabalho das obras sociais da Arquidiocese de Goiânia, e os Jogos Universitários, voltado a população carente da região metropolitana de Goiânia. 
 

(Foto: Wesley Cruz/PUC Goiás)
 
Entre as novidades da edição 2017 da Jornada está a Estação da Solidariedade, onde serão recebidos roupas e alimentos não-perecíveis que, após o evento, serão doados para as obras sociais da Arquidiocese de Goiânia. Já na Estação Conecta PUC, também novidade, alunos e professores vão ensinar aos participantes como trabalhar com a tecnologia no dia a dia. A Estação Recicla vai receber lixo eletrônico. Na Estação Povos do Cerrado serão criados ambientes de vivência indígena e quilombola na Aldeia Timbira e no Quilombo do Memorial do Cerrado, respectivamente. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351