Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Campus II da PUC-GO

Missa em homenagem à padroeira de Goiânia abre Jornada da Cidadania 2017

Políticos goianos participaram da celebração | 24.05.17 - 14:53 Missa em homenagem à padroeira de Goiânia abre Jornada da Cidadania 2017 (Foto: Rafaela Bernardes/A Redação)

Rafaela Bernardes

Goiânia -
Uma missa em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Goiânia, marcou a abertura da Jornada da Cidadania 2017 da PUC Goiás. O evento, que teve início na manhã desta quarta-feira (24/5), segue até sábado (27) no Campus II da Universidade, localizado no Jardim Mariliza, na capital. O reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado, falou sobre a grandeza da iniciativa e sobre os planos para o evento comunitário, que é realizado em parceria com a Arquidiocese de Goiânia. 
 
"Esse é um projeto que existe há 12 anos e que representa uma experiência inédita no país. Nosso evento amadureceu, ganhou experiência e deverá continuar se expandindo como projeto de futuro da universidade. O nosso sonho é que a Jornada da Cidadania seja o maior evento universitário de ação social do Brasil", disse o reitor na manhã de hoje (24).
 
O arcebispo de Goiânia, Dom Whashington Cruz, celebrou a missa de abertura. Autoridades políticas, como o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e o chefe do administrativo municipal de Aparecida, Gustavo Mendanha, participaram. Em sua pregação, Dom Washington fez menção à palavra de Deus para falar da importância da Jornada da Cidadania. "Deus abre as mãos dos ricos e enche as mãos dos pobres. E essa deve ser a finalidade da Jornada, demonstrar ao Brasil como poderíamos ser melhores se todos fossemos abertos aos irmãos", ressaltou o arcebispo. 
 

(Foto: Rafaela Bernardes/A Redação)
 
Ao falar sobre a prestação de serviços gratuitos à comunidade, o reitor da PUC Goiás explicou que a ação comunitária faz parte dos valores da instituição de ensino. "A universidade faz questão de realizar esse evento em razão da sua missão educativa. Um evento voltado à cidadania educa a comunidade, os professores e educa também os futuros profissionais que estamos formando para que eles sejam lideranças com compromisso social e solidariedade ao próximo", disse Wolmir. 
 
Extensa programação
Nesta edição, mais de 100 mil pessoas devem passar pela Jornada da Cidadania. Em parceria com os governos estadual e municipal, o evento oferece centenas de serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, engenharia, jurídica, cultura, educação e cidadania. A expectativa é superar os 519 mil atendimentos que foram realizados em 2016.

 

(Foto: Rafaela Bernardes/A Redação)
 
Integra a ampla programação da Jornada a já tradicional Feira da Solidariedade, que divulga o trabalho das obras sociais da Arquidiocese de Goiânia, e os Jogos Universitários, voltado a população carente da região metropolitana de Goiânia. 
 
Entre as novidades da edição 2017 da Jornada está a Estação da Solidariedade, onde serão recebidos roupas e alimentos não-perecíveis que, após o evento, serão doados para as obras sociais da Arquidiocese de Goiânia. Já na Estação Conecta PUC, também novidade, alunos e professores vão ensinar aos participantes como trabalhar com a tecnologia no dia a dia. A Estação Recicla vai receber lixo eletrônico. Na Estação Povos do Cerrado serão criados ambientes de vivência indígena e quilombola na Aldeia Timbira e no Quilombo do Memorial do Cerrado, respectivamente. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351