Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Entrevista exclusiva

Fica está mais do que nunca comprometido com formato original, diz Raquel

Festival começa nesta terça; veja detalhes | 19.06.17 - 18:36 Fica está mais do que nunca comprometido com formato original, diz Raquel (Foto: Lucas Cássio/A Redação) Adriana Marinelli e João Unes

Goiânia -
 O foco de fortalecer a mostra de cinema, resgatado em 2015, continua ainda com mais força na edição 2017 do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). É o que garante a secretária Raquel Teixeira, titular da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce-GO). Orgulhosa do formato que volta a dar o tom da programação, a secretária contou detalhes do Festival em uma entrevista exclusiva concedida na sede do jornal A Redação, na tarde desta segunda-feira (19/6). Com oito mostras de cinema que reunirão mais de 100 filmes, o Fica 2017 começa nesta terça-feira (20) e segue até domingo (25) na Cidade de Goiás. 

Clique aqui e veja programação completa do Fica 2017
 
"O foco de 2015 de fortalecer o conceito de cinema está mantido. Internacionalmente, inclusive, foi muito positiva essa mudança. O festival vai para sua 19ª edição mais do nunca comprometido com o conceito original de audiovisual e meio ambiente. Os seminários, as oficinas, as mesas redondas estão com muita qualidade. O festival se consolida com esse perfil", reforça Raquel. 
 
"Tivemos praticamente 400 filmes inscritos para escolher 25. Isso demonstra uma competitividade crescente. Mostra uma disputa entre os filmes cada vez maior. Dos 25 filmes selecionados, 15 são internacionais e dez são nacionais. Desses dez nacionais, quatro são goianos. Uma das produções goianas, inclusive, é o filme de Lázaro Barbosa. Lázaro é um cineasta que nasceu com o Festival. Ele se declara 'filho do Fica'. Teve um filme premiado no Fica 2016 e agora apresenta uma produção sobre a vida de Hugo de Carvalho Ramos", acrescenta.  


(Foto: Lucas Cassio)
 
Durante a entrevista, Raquel reforçou que, apesar do resgate da ideia original do Fica, criado em 1999, a programação musical sempre esteve presente. "Nunca deixamos de lado a ideia de música, mas ela não é protagonista. Neste ano, como nas edições anteriores, teremos música de qualidade e de vários estilos", garante a titular da Seduce ao destacar que Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda serão os responsáveis pelo encerramento do evento. 
 
Destaques da edição
Como destaque da edição 2017, Raquel cita o lançamento do livro 'Cidades e soluções: como construir uma sociedade sustentável', do jornalista André Trigueiro. "Há um casamento muito interessante entre o tema do festival, 'Cidades Sustentáveis – Os Desafios do Século XXI', com o livro dele. O lançamento dessa obra será um momento muito importante. O próprio André sugeriu que parte do cachê dele seja transformado em compra de livros para que a gente distribua em escolas e em universidades", conta. 
 
"A entrada da Saneago é outra novidade. A Saneago decidiu que quer fazer uma mostra paralela focada em discussões sobre a Água durante a programação do Fica na Cidade de Goiás. Além disso, teremos também uma mostra especial sobre energia nuclear. Esse ano estamos completando 30 anos do acidente com o Césio 137. Então, vamos promover um debate sobre as consequências desse acidente e vamos aproveitar para homenagear Luiz Sérgio. Ele, que faleceu recentemente, é um dos fundadores do Fica. Vamos exibir o filme dele sobre o Césio", revela Raquel. 
 
Conforme foi destacado pelo secretária ao AR, o júri da mostra competitiva será, pela primeira vez, formada só por mulheres. "Só mulheres e todas profissionais da área", garante. A mostra de audiodescrição, voltada para deficientes visuais, também chega para inovar o evento, juntamente com a obliteração, via Correios, de selos comemorativos. "Um será em homenagem ao 19º Fica e outro vai homenagear os 160 anos do Cine Teatro São Joaquim, que acaba de passar por uma requalificação".

Leia mais:
Fica 2017 exibirá mais de 100 filmes em oito mostras de cinema
Show de encerramento do Fica 2017 será com Diogo Nogueira e Hamilton
De serenatas ao rock, Fica 2017 promete variedade musical
André Trigueiro lançará livro sobre sustentabilidade no Fica 2017
Atriz Dira Paes será júri da Mostra da Água no Fica 2017



 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351