Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Endometriose

Cólica menstrual forte não é normal, alerta especialista

Saiba como tratar | 16.09.12 - 12:21 Cólica menstrual forte não é normal, alerta especialista (Foto: Divulgação)
Adriana Marinelli

Goiânia -
Dores na região do abdômen, cansaço e dores de cabeça. Esses são apenas alguns dos sintomas da cólica menstrual, presente na vida de pelo menos 50% das mulheres. Segundo a ginecologista e obstetra Denise Gomes, em cerca de 10% das vítimas de cólica as dores são tão fortes que acabam interferindo nas atividades diárias. “Cólica menstrual é uma dor na região pélvica que se irradia paras as costas e confunde-se com a das cólicas intestinais”, descreve a médica.

“As cólicas podem surgir durante o período pré-menstrual. Porém, antes da menstruação ela é considerada um sintoma da tensão pré-menstrual. Além da dor, a cólica pode aparecer acompanhada de outros sintomas e manifestações, como náuseas, diarréia, vômitos, dor nas costas, cansaço, nervosismo, tonteira, dor de cabeça e até desmaio”, explica Denise.

Pode acontecer da cólica ser muito intensa e acompanhada de diarréia. Em casos como esse e que a mulher passa a sentir dores durante relações sexuais, é preciso maior atenção. Como destaca a ginecologista, são sintomas de endometriose. “As cólicas da endometriose surgem durante o período menstrual e vão embora logo em seguida, e muitas vezes são confundidas com as cólicas normais.”

Ainda segundo a especialista, com o passar dos anos, no entanto, ela torna-se mais duradora podendo tornar-se constante. “Cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentam esse sintoma. E muitas delas só descobrem que têm endometriose quando tentam engravidar e não conseguem”, dstaca.

Denise ressalta que a endometriose não causa a infertilidade, porém dificulta. “Os ovários são um dos locais mais frequentemente cometidos. Em muitos casos é preciso tratá-la antes para conseguir engravidar. A endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.”

Adolescentes
A endometriose também pode ser diagnoticada em adolescentes. As meninas devem ficar atentas a qualquer dor muito intensa durante ou antes da menstruação, já que o diagnóstico da doença é, muitas vezes, dificultoso. Além do exame ginecológico, que é fundamental, pode ser necessário outros exames laboratoriais como laparoscopia, ultrassom endovaginal, ressonância magnética e exame de sangue.

“Ainda não existe uma diferenciação muito clara, porque há pacientes com endometriose e poucas cólicas durante a menstruação. Entretanto, nós sempre orientamos as mulheres a procurarem um médico quando tiverem cólicas com certa resistência a melhorar com remédios ou que as incapacite de exercer suas atividades normalmente”, recomenda a ginecologista.

Tratamento
Denise explica que o tratamento indicado para as mulheres que foram diagnosticadas com endometriose visa, em geral, suspender a menstruação por meio de hormônios, quer seja pelo DIU hormonal, pílulas ou injeções. Nos casos mais avançados, o tratamento pode ser a “menopausa temporária” induzida por medicamentos e cirurgia.

“Essa cirurgia geralmente é feita por meio de laparoscopia, e consiste em destruir os focos de endometriose. Em casos mais avançados pode-se até ter que retirar um pedaço do intestino, trompa e dos ovários, dependendo onde foi diagnosticada a doença”, esclarece.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 22.10.2019 12:24 Piêtra

    Minha menstruação é desregulada, sinto uma cólica infernal, vomito até ficar transparente de tão pálida, não aguento nem andar de dor, remédios não resolvem pq tudo que eu como eu vomito, ginecologista pediu um ultrassom mas aparentemente não deu nada

  • 17.08.2015 07:59 Brenda Boniin

    Bom acho que tenho isso minhas cólicas tem mês que ela vem e não consigo ir pra escola.. Quando o efeito do remédio passa volta tudo denovo hoje ela faz um dia que chegou nem pra escola eu fui tô sentindo dores horríveis e ainda por cima vomitei estou preocupada comigo pois quase todo mês e a mesma coisa mais ela fica no máximo de 1 a 2 dias as veses até três as veses tomo até remédio antes pra não ficar sentindo dor pois quando sinto não consigo fica em pé nem sentada tenho que fica deitada esperando o remédio fazer efeito

  • 17.07.2015 09:15 Fabiana brito leal

    Bom dia, estou sofrendo muito com dores forte nao tem remédio que de jeito. Sou mae de 3 filhos e sou laqueada ha 13 anos, uns 4 anos atras eu nao tinha este tipo de cólica mas de la pra ca esta ficando cada vez mais forte. Eu chego a menstruar 2 a 3 vez ao mes me ajude por favor.

  • 08.07.2015 12:29 José gomes de lima

    boa tarde, por gentileza minha filha tem uma cólica muito grande e tem muita hemorragia muito volume de sangue já falei pra ela que isso não é normal qual especialista ideal pra ela estar procurando para ajuda-la eu a orientei a procurar uma hematologista é correto?

  • 07.07.2015 18:00 Mariana Cristina Tavares

    Oi, sou virgem e tenho 14 anos. Antes da minha menstruação chegar, sinfo cólicas pré menstruais, como normal nas mulheres. Mas a minha cólica apresenta muita resistência a remédios, muita mesmo. Fico o dia deitada tomando remédio e nada de melhorar.

  • 27.06.2015 20:20 Rosa Maria

    Oi! Eu tenho 13 anos e sou virgem. Eu sinto dores muito fortes que ate chego a chorar e a vomitar, por favor me ajudem, eu nao sei mas o que fazer, essas dores me impossibilitam de fazer muitas coisas.

  • 14.03.2015 06:36 carla mirelle

    eu tenho 17 anos sou virgem e sinto dores muito forte o que e isso posso ter endometriose ou n e o meu caso

  • 19.10.2012 11:28 Bruna Mendes de Sousa

    Bom dia! Eu tenho dores de cólica muito fortes. Vivo à base da medicação, pois se eu não tomar o Ponstan, remédio este que um ginecologista me passou, eu fico o dia todo de cama e chego até vomitar. Eu tenho 22 anos e sou virgem, que tipo de tratamento tenho que fazer?

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351