Théo Mariano
Goiânia - Goiás tem pelo menos 700 mil pessoas com a segunda dose da vacinação contra a covid-19 em atraso. A informação foi confirmada ao jornal A Redação pelo titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Ismael Alexandrino.
"Vacina disponível tem", garante Ismael Alexandrino em entrevista ao AR (Foto: arquivo)
De acordo com o secretário, a evasão se justificaria por “alguns terem a noção errada de que estão totalmente imunizados com a primeira dose, outros porque reclamam dos efeitos colaterais da vacina, e também aqueles que não acreditam no imunizante”.
“Vacina disponível tem, mas uma parcela da população não voltou por escolha própria [para completar o esquema vacinal]”, completa Ismael. No Estado de Goiás, 6.466.231 pessoas estão aptas a receber os imunizantes contra o novo coronavírus.
Leia mais
Pela 1ª vez, Mapa de Risco só tem regiões na situação de alerta em Goiás
Até a última atualização do boletim da SES-GO sobre os dados da covid-19, feita nesta quinta-feira (4/11), 3.387.357 receberam as duas doses. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 7.206.589 de habitantes no território goiano. Ou seja, cerca de 47% da população completou o esquema vacinal em Goiás.
Caso não houvesse pessoas atrasadas para tomar o imunizante, o percentual da população com a vacinação completada saltaria pouco mais de 9% e chegaria a 56,7%.
De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Goiânia, apenas na capital estão
quase 287 mil dos cidadãos que não foram aos postos para receber a primeira ou a segunda dose.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, responsável pela divulgação, a maioria dos que não voltaram para completar o esquema vacinal tem entre 35 e 45 anos. Já entre os que não tomaram a dose inicial, estão na faixa etária dos 20 aos 34 anos.