A Redação
Goiânia - Em celebração ao Novembro Azul, que alerta o sobre o câncer de próstata, o Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) promove cortes de cabelo e barba nos pacientes internados. Só no primeiro dia, foram realizados 25 atendimentos.
De acordo com a coordenadora multiprofissional do Hugo, Letícia Vieira, a ação foi idealizada em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMET) e visa estimular o amor próprio dos pacientes. “Nós vamos ter dois cabeleireiros e um barbeiro uma vez por semana até o fim de novembro. Nós vamos cortar o cabelo de todos os pacientes do hospital a beira leito”, explica.
Letícia ressalta ainda que a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) validou a atividade e que a equipe de higienização do Hugo vai acompanhar e realizar a limpeza dos quartos assim que finalizar a ação. “Além deste momento de autocuidado com os pacientes, profissionais da unidade também vão orientar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e diagnóstico precoce”, revela a coordenadora.
Para o coordenador do SESMET Raphael Pires, o autocuidado é contagiante. “Nós queremos estimular e falar sobre autoestima na instituição. Quando juntamos todas as equipes que estão envolvidas na ação promovemos um ambiente de conversa e diálogo a respeito de cuidado pessoal e é essa mensagem que queremos passar”, avalia.
Os pacientes e acompanhantes aprovaram a ação. “Eu estou aqui para agradecer pelo Marcos, pois sou a voz dele. Faz tempo que ele queria cortar o cabelo, mas não podia. Graças a equipe multiprofissional do Hugo e os voluntários hoje foi possível. Só temos a agradecer e parabenizar por este momento”, relata Lucas Walter, acompanhante do paciente Marcos Antônio.
A campanha é marcada pelas ações que visam despertar maior atenção dos homens para os cuidados com a saúde, em especial na busca pelo combate ao câncer de próstata. Em 2020 já foram registrados mais de 65 mil novos casos da doença e entre os fatores de risco em estudo, além de questões genéticas e involuntárias, encontra-se o autocuidado com alimentação, tabagismo e higiene.