A Redação
Goiânia – O inverno em Goiás traz uma preocupação a mais aos médicos cardiologistas. Segundo especialistas, o período aumenta os riscos de doenças cardíacas. Segundo o Hospital Anis Rassi, no inverno de 2019, a unidade registrou um crescimento de 10% nas internações por infarto do miocárdio em relação ao verão do mesmo ano. Em 2018, esse índice foi de mais de 30%.
Segundo a unidade, em 2020, além do frio, há outras ameaças, como o estresse e o sedentarismo decorrentes da pandemia e que também agravam esses riscos. “Tudo isso reforça a necessidade dos cuidados contínuos com a saúde do coração, principalmente entre os idosos, pessoas com predisposição a problemas cardíacos e hipertensos. É muito importante que todos redobrem a atenção com a saúde nessa época do ano”, alertou o Hospital por meio de nota.
Além do frio, do sedentarismo e do estresse, o tabagismo, a obesidade, doenças virais e respiratórias também representam riscos para a saúde do coração. “É importante a vacinação contra a influenza, a prática de atividades físicas, manter uma boa alimentação, evitar o fumo e o consumo excessivo de álcool”, avaliou o Hospital.