A Redação
Goiânia - Com um histórico de 280 transplantes de rins realizados em pouco mais de dois anos, o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) anunciou, nesta terça-feira (9/7), a renovação da autorização para a realização deste tipo de procedimento pelo Ministério da Saúde (MS).
A autorização possibilitará a consolidação da unidade hospitalar, única da rede estadual habilitada para fazer este tipo de procedimento, como a principal referência no transplante de rins em Goiás, que atualmente ocupa a 10ª posição no ranking nacional em número de procedimentos, segundo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).
De acordo com o RBT, o HGG foi responsável por 31 dos 45 transplantes realizados no Estado entre janeiro e março deste ano (68%). Já no mesmo período do ano passado Goiás foi o Estado que teve maior crescimento no número de procedimentos no País, passando de 18 no primeiro trimestre de 2017 para os 37, uma alta de 100%. Deste total, o HGG realizou 29. Na comparação do mesmo período, entre 2018 e 2019, o aumento no atual governo foi de 21%.
Além disso, o hospital tem conseguido aumentar, ano a ano, o número de procedimentos realizados. Entre os meses de janeiro e maio deste ano, o HGG realizou 57 transplantes ante 50 registrados no mesmo período de 2018, um aumento de 14%.