Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Dezembro laranja

Dermatologistas realizam mutirão para prevenção do câncer de pele em Goiânia

Consultas grátis serão feitas sábado, no HC | 28.11.18 - 18:05 Dermatologistas realizam mutirão para prevenção do câncer de pele em Goiânia (Foto: Divulgação)

A Redação

Goiânia
- Em continuidade à campanha ‘Se exponha, mas não se queime’, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza mutirão em Goiânia no próximo sábado, 1º de dezembro, das 9 às 15 horas, no Hospital das Clínicas da UFG. no Setor Universitário. “Os médicos esperam atender mais de mil pessoas. Cerca de 80 dermatologistas e voluntários participarão desta ação”, diz o presidente da SBD-GO,  Adriano Loyola. 
 
Desde 1999, o mutirão já beneficiou quase 600 mil brasileiros. Ainda de acordo com Loyola, na edição de 2017, foram atendidas cerca de 20 mil pessoas: “Dessas, 13,28% (2.651) apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento”, afirma.
 
O objetivo da campanha é enfatizar a importância de hábitos cotidianos para a prevenção do câncer de pele. Em Goiânia, mutirão de atendimento gratuito é no próximo dia 1º de dezembro no Hospital das Clínicas-UFG.  Pelo quinto ano consecutivo, a SBD realiza a campanha #DezembroLaranja, iniciativa apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) para alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil. 
 
“A campanha segue com o tema Se exponha mas não se queime, cativando o interesse da população ao fazer um trocadilho entre a exposição solar e a exposição nas redes sociais. A conscientização pública é uma das formas de reduzir o número de casos da doença”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO), Adriano Loyola. 
 
No Brasil, a primeira ação da campanha Dezembro Laranja ocorrerá no próximo dia 1º de dezembro (sábado), das 9h às 15h, em um mutirão onde cerca de 3 mil dermatologistas realizarão consultas, gratuitas, em 132 postos de atendimento. A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas, no País, sejam atendidas durante a mobilização.  
 
Prevenção
Para prevenir o câncer de pele, médicos da SBD orientam que, sob o sol, deve ser usado chapéu com aba larga, roupas que cubram boa parte do corpo, óculos de sol e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. 
 
“Hidratar o corpo também é uma medida fotoprotetora importante, e, claro, evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h”, recomenda Loyola. De acordo com o dermatologista, outra forma de prevenção é identificar possíveis alterações na pele – costas, atrás das orelhas, cabeça e planta dos pés – de uma a duas vezes por ano, de frente para o espelho. 
 
“Devem ser procuradas: pequena ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada, rosa, que pode causar coceira; ferida ou nódulo na pele, que cresce rapidamente e forma uma casquinha, acompanhada de secreção e coceira; ferida que não sara e que sangra durante várias semanas; verruga que cresce; mancha ou pinta que muda de aspecto”, finaliza o presidente da SBD-GO.
 
Serviço
Campanha ‘Dezembro Laranja’ 2018
Mutirão de atendimento gratuito à população: 1º de dezembro de 2018
Local: Em Goiânia, o mutirão ocorrerá no Hospital das Clínicas-UFG (1ª Avenida, s/nº, Setor Leste Universitário)
Horário: das 9 às 15h
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351