A convite do grupo Aviva e da Fresh PR, a reportagem do jornal A Redação foi conferir de perto toda estrutura do complexo que é uma verdadeira imersão natural. Com hospedagem no Hotel Pousada, que completou 60 anos de história, a equipe acompanhou as acomodações dos quartos, a produção dos alimentos e os atrativos que envolvem diferentes públicos - solteiros, casais, famílias com crianças, excursões. O empreendimento vive uma nova fase temática, pensada em homenagem à poetisa goiana Cora Coralina.
Dentre as novidades, está a remodelação de apartamentos do Hotel Pousada. Nesta primeira fase de reformas, 63 quartos foram remodelados especialmente para casais. As acomodações passaram de categoria standard para comfort, e contam com mobiliário sofisticado e moderno, como iluminação diferenciada e intimista, camas e enxovais maiores, chuveiros luxuosos que promovem bem-estar durante o banho, além de uma proposta clean que faz com que os hóspedes se sintam em casa. Outro ponto relaciona-se às acústicas das portas, que garantem maior comodidade ao diminuir ruídos externos. Os espaços também contam com internet de ponta. A previsão é que todos os 259 espaços estejam reformados até 2027.
CEO da Aviva, Alessandro Cunha afirmou que a temática visa aprimorar a regionalização e o resgate da cultura goiana. A caracterização homenageia Cora Coralina e reúne tradições também de outros pontos turísticos do Estado, como a cidade de Goiás e Pirenópolis. "Buscamos sempre o processo de renovação, com remodelagens e inovações em todas as instalações para garantir uma experiência ainda mais especial para quem está acomodado no complexo e também nos hotéis externos".
Águas quentes e preservação ambiental
O mundo dos negócios tem vivido uma revolução quando o assunto é meio ambiente. Players de variados segmentos têm buscado desenvolver iniciativas que visam a economia socioambiental e se alinhem com os pilares ESG - Ambiental, Social e Governança - e também às agendas da Organização das Nações Unidas (ONU). Pensando nisso, toda a estrutura do complexo Rio Quente Resorts é pensada na preservação ambiental, em ações sociais, e também em governança.
Para se ter uma ideia, o complexo abriga o Parque das Fontes, um dos maiores lençóis hidrotermais do mundo. As águas quentes correntes e naturais chegam a piscinas, duchas e poços, a uma temperatura de 37,5 ºC. São oito piscinas abertas 24 horas, próximo ao Hotel Pousada e exclusivas para hóspedes dos hotéis do complexo.
Outro ponto relaciona-se ao aproveitamento de recursos. Isso porque a água utilizada para consumo dentro do complexo vem de um sistema próprio alternativo, priorizando a preservação e diminuindo o impacto social na comunidade local.
O espaço abriga ainda vegetação com árvores e plantas nativas do Cerrado. Um verdadeiro convite para se conectar com a natureza, já que os únicos sons evidenciados são das mini cachoeiras, pássaros e ventos. Aliás, a dica para quem aprecia o pôr do sol é aproveitar a revoada das araras no fim de tarde.
Uma característica chave do Rio Quente Resorts é que todos os alimentos oferecidos nos hotéis passam por "mini indústria" instalada dentro do complexo. Os produtos passam por uma rigorosa inspeção para, só assim, serem encaminhados aos hóspedes. Produtos de padaria, como pães, pães de queijo e confeitaria são produzidos no local.
Cultura
Além do lazer, o público também pode se divertir com uma extensa programação cultural disponibilizada no Resort. A cada três meses, o espaço recebe uma temática diferente. Na visita, realizada pela reportagem entre os dias 20 e 23 de junho, o tema era o tradicional Arraiá. Como se fosse uma vila, o local contou com decoração, apresentação musical, barraquinhas de comidas típicas, dentre outros atrativos.