Ludymila Siqueira
Goiânia - Natureza, cultura e ancestralidade são as principais propostas da Aldeia Multiétnica, localizada em Alto Paraíso de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros. Com encontros anuais entre os povos originários de todo o Brasil, o local é dedicado ao fortalecimento das culturas e lutas políticas dos povos indígenas e também quilombolas. A estrutura oferece opções de hospedagem ecológica e ingressos para visitação. O jornal A Redação foi conferir de perto a programação do local.
Na Aldeia Multiétnica, há sete casas indígenas tradicionais e uma quilombola. Cada oca representa uma comunidade como a Guarani Mbyá, Xavante, Fulni-ô, Kayapó Mebêngôkré, Krahô, Yanomami e Alto Xingu, além da Kalunga. São respectivamente de Santa Catarina, Mato Grosso, Pernambuco, Pará, Tocantins, Roraima, Mato Grosso e Goiás. Construídas pelos próprios povos, cada ambiente conta uma história e carrega características específicas que são desde pinturas, como formato e tamanho das casas, além de objetos.
O encontro dos povos indígenas deste ano está previsto para ocorrer entre os dias 7 e 14 de julho. Na ocasião, lideranças e representantes de cada comunidade apresenta culturas, rituais e gastronomia. Políticas públicas voltadas para os originários também são discutidas durante a vivência, por meio de uma roda de conversas. O tema desta edição ainda não foi definido.
Visitação, trilhas e cachoeiras
O período de encontro dos povos originários oferece uma experiência completa de cultura e ancestralidade. No entanto, mesmo fora desta época, o local tem programações que encantam os turistas. Como a visita às casas tradicionais indígenas, as trilhas e acesso às cachoeiras. É uma boa opção para quem está na região da Chapada dos Veadeiros e busca um passeio diferente. O local é aberto para visitação de terça a domingo, das 8 às 18h.
Intitulada como “O caminho da origem”, as trilhas da Aldeia Multiétnica dão acesso as cachoeiras Almécegas I e Almécegas II, que leva um percurso de cerca de 30 minutos de caminhada, onde os visitantes podem contemplar as paisagens do Cerrado e plantas típicas da região, com as flores conhecidas como chuveirinho. Ao chegar no ponto final, é possível contemplar águas cristalinas, com temperatura agradável.
Além disso, o local abriga uma praia exclusiva do Rio dos Couros. A caminhada é um pouco mais longa, cerca de uma hora, mas que proporciona uma bela paisagem. A dica é levar uma garrafinha de água e repelente. Também como toda trilha, é aconselhável fazer o caminho de tênis ou sapato e roupas confortáveis.
Hospedaria ecológica
Com quartos confortáveis, rede Wi-Fi, e gastronomia local, a Aldeia Multiétnica oferece hospedagem em qualquer época do ano. Ideal para grupos e vivências, o ambiente de pousada é adaptado conforme a necessidade dos visitantes. É necessário fazer a reserva de forma antecipada através do telefone (61) 98585-7670. As refeições também precisam ser encomendadas. O valor de hospedagem varia entre R$ 99 e R$ 172 por pessoa.