Logo

Tragédia anunciada

09.07.2014 - 11:22:06
WhatsAppFacebookLinkedInX

Goiânia – A derrota – digo, humilhação – do Brasil na terça-feira (8/7) foi, como o viaduto que caiu em Belo Horizonte, uma tragédia anunciada. Ao contrário do último, que quase não teve repercussão na sociedade, já que o anúncio publicitário ambulante Neymar havia se machucado, o 7×1 vai ficar para a história.
 
Infelizmente, o resultado do jogo será lembrado mais do que os gastos astronômicos e a corrupção na organização da "Copa das Copas". 
 
Enquanto a mal preparada seleção brasileira ainda sobrevivia no torneio, a sociedade se apegava às festas e aos pontos facultativos, embriagada pela falaciosa esperança de vitória, pelo menos nos gramados.
 
Não entendo muito de futebol, mas não é preciso ser um expert para saber que levar sete gols, numa semi-final de Copa do Mundo, é atestado de incompetência. Felipão assumiu a culpa, mas não é só dele. 
 
A culpa deve ser divida com todos nós, brasileiros. E, não há como fugir, o governo merece sua fatia desse amargo bolo. 
 
O PT vendeu, a todo instante, a ideia de "país-sede-campeão". O preparo do Brasil para o evento foi desastroso. Obras inacabadas, superfaturadas e feitas às coxas. 50% do que foi prometido não foi entregue. 
 
Mas, mesmo assim, Dilma, Lula e a turma de trapalhões continuaram a perpetuar a ideia de que o problema é a oposição, a mídia, que só critica. Está tudo bem, está tudo ótimo. O país vai bem, a Copa deu certo, os turistas foram bem recebidos, o Brasil foi elogiado.  
 
O Brasil é hexa! O brasileiro vestiu a camisa da vitória iminente, de país campeão e da falsa superioridade. E, como diz o ditado, quanto mais alto, maior o tombo. 
 
Segundo o discurso dos defensores, o brasileiro finalmente deixou o "sentimento vira-lata" e assumiu toda sua pujança. Pena que, quando o teto é de vidro, não adianta ladrar. 
 
Late como um rottweiler, mas não passa de um pinscherzinho. Fala em PIBão, mas não chega nem a um PIBinho. Divulga cinco estrelas, mas oferece beira de estrada. Fala-se em superioridade, vivendo na mediocridade.
 
Já fui chamado de terrorista, de pessimista, de antipatriota e de outras asneiras sórdidas mais. Só que a verdade está aí para quem quiser ver: o Brasil perdeu em campo e fora dele.
 
A goleada serviu para uma coisa: a seleção brasileira entendeu que a culpa não estava nos outros times e, sim, nela mesma. 
 
O governo do PT precisa de um 7×1 nas urnas para perceber, de uma vez por todas, que o problema não está nos outros, está nele mesmo. O partido, que se apoderou do País, manipula informações, mascara dados e embriaga o povo com "Copas do Mundo".
 
No entanto, uma hora não vai dar mais para esconder tanto desleixo e incompetência. E, quando este momento chegar, a ressaca vai ser brava e a dura realidade vai ser difícil de enfrentar. Como esta quarta-feira. 

*Alexandre Parrode é jornalista.

 
compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Alexandre Parrode

*Jornalista

Postagens Relacionadas
Jales Naves
25.01.2026
Colégio Pedro Gomes e a expectativa de mudanças

Surgida como povoado em 1810 e emancipada em 1907, a cidade de Campinas, em Goiás, foi incorporada à nova Capital, Goiânia, em meados da década de 1930, e se tornou um de seus principais bairros, com intensa atividade socioeconômica e política. Bairristas, os moradores de Campinas sempre trataram o bairro com deferência, tinha uma vida […]

Henrique Alckmin Prudente
24.01.2026
Educação Ambiental: a sua casa é a melhor escola

Em 26 de janeiro celebra-se o Dia Mundial da Educação Ambiental, data instituída pelas Nações Unidas na Conferência de Belgrado, Sérvia, em 1975. Esse evento estabeleceu diretrizes para que práticas voltadas à sustentabilidade global e local fossem integradas, institucionalizadas e consolidadas em todo o mundo. A Educação Ambiental envolve diferentes sistemas (culturais, econômicos, naturais, sociais) […]

Luciana Brites
24.01.2026
Gestação e alfabetização

Muitas pessoas podem achar que gestação e alfabetização são temas distintos. No entanto, há fatores na gravidez que podem influenciar diretamente no desenvolvimento do aluno. O que acontece durante essa fase pode afetar o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental da criança. Isso porque a aprendizagem começa na barriga da mãe, já que, segundo estudos, o […]

Wesley Cesa
22.01.2026
O cânhamo e o pecado da ciência

Imagine um campo onde o pôr do sol tinge de rubro as folhas de uma nova espécie de planta, uma planta que é filha da ciência e neta da desconfiança. Cada haste vermelha parece carregar uma heresia: ser planta e não ser pecado. Ela é zero THC, zero polêmica, zero prazer culposo. Só tecnologia, genética […]

Peter Panfil
22.01.2026
Potencializando a energia dos data centers na era da Inteligência Artificial

Projetos de infraestrutura flexíveis e escaláveis são cruciais para possibilitar a inovação em IA. Para que essa meta se cumpra, é fundamental que as implementações e o uso não comprometam a confiabilidade e a eficiência das operações. Plataformas de computação acelerada e serviços em nuvem estão impondo um desafio cada vez mais complexo aos sistemas […]

Lara Ferry
21.01.2026
Ser vulnerável na era da performance: por que mostramos tudo, mas revelamos pouco?

Às vezes, é desconcertante viver em um estado de superestimulação, a ponto de nada fazer mais sentido. Tantas coisas acontecem ao mesmo tempo ao nosso redor, e o mundo muitas vezes parece demais. Nessa era de superexposição social, encontro grande dificuldade em sentir intimidade com este mundo, mas vivo neste paradoxo: anseio pela minha íntima […]

Jorge Gonçalves Filho
21.01.2026
Inteligência artificial: ou entramos nesse mundo ou estaremos fora do jogo

Mais um janeiro que, em pleno inverno, Nova Iorque é invadida por brasileiros sedentos para obter conhecimento e informações sobre as tendências do varejo mundial na NRF (National Retail Federation), o maior evento do setor no mundo. De 11 a 13 de janeiro mais de 3.000 brasileiros estavam andando pelos pavilhões do Jacob Javits Convention […]

Mara Pessoni
15.01.2026
O que você precisa saber sobre a suspensão de vistos de imigrante pelo governo norte-americano

No dia 14 de janeiro, informações originadas na mídia americana e posteriormente confirmadas pelo Departamento de Estado indicaram a suspensão imediata da emissão de vistos de imigrante para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A notícia gerou apreensão imediata, mas é necessário analisar os fatos com cautela técnica para evitar conclusões precipitadas sobre […]