Logo

Relação entre vinho e câncer: com quem está a verdade?

04.10.2018 - 14:18:25
WhatsAppFacebookLinkedInX

Aproveitando que o mês de outubro é voltado para a conscientização sobre o câncer de mama, oferecendo informação sobre o assunto para a população, gostaria de falar sobre um ponto bem controverso, mesmo no meio científico: Há uma relação entre consumo de vinho e câncer de mama? 
Algumas pesquisas já foram realizadas sobre isso e vamos citar algumas delas até mesmo para termos algum embasamento nessa nossa conversa. 
 
Primeiramente, os estudos que cito aqui são todos encontrados facilmente numa busca na internet em publicações de cunho jornalístico e também em sites de organizações médicas que trabalham diretamente com o câncer. 
 
Em 2017, o Fundo Mundial para Pesquisas sobre Câncer publicou um estudo dizendo que o consumo diário de 10 gramas de álcool ou mais aumenta o risco de câncer de mama em 5% na pré menopausa e 9% na pós-menopausa. E, como o vinho é um a bebida alcóolica, seu consumo foi diretamente associado em algumas citações que encontrei na minha pesquisa para este texto.
 
Há outros estudos que retratam o vinho como aliado na prevenção do câncer. O mérito desse benefício é atribuído aos polifenóis encontrados na bebida, em especial, o resveratrol.
 
O vinho tinto possui mais polifenóis que o branco. É na casca que encontramos a maior concentração destas substâncias e, nos tintos, ela é macerada durante a produção da bebida e fica por semanas fermentando nos tonéis e barris.  
 
A casca e as sementes das uvas tintas são riquíssimas em resveratrol, mas sua quantidade varia dependendo da variedade utilizada na produção do vinho. O suco de uva tinto integral também tem resveratrol, no entanto, o processo de fermentação do vinho torna-o mais rico desse polifenol.
 
Um estudo feito em 2015 na Universidade de Leicester, no Reino Unido, verificou a eficácia do uso do resveratrol, em relação à quantidade consumida, e apontou que ele tem grande eficácia quando administrado em pequenas doses. Segundo Karen Brown, líder desse estudo, “ menos é mais, para o resveratrol”.
 
O Instituto de Biologia da Unicamp, em estudo de 2011, apontou uma inibição do crescimento tumoral através da administração de flavonoides. Uma taxa de inibição de 50% em cobaias no laboratório. 
 
As características antioxidantes e anti-carcinogênicas dos flavonoides são apontadas por vários outros estudos.
 
Após esses dados, acredito que moderação é a palavra-chave. Enquanto muitas substâncias presentes no vinho tem um efeito positivo, calçado em pesquisas ao redor do mundo, há também a linha que aponta sobre os perigos de um consumo maior de bebidas alcóolicas como um todo. 
 
Afinal, há relação entre o consumo de vinho e o câncer de mama. Se por um lado, uma ingestão desmedida de álcool pode ser um aumentativo do risco de se desenvolver essa doença, algumas das outras substâncias presentes no vinho, podem oferecer algum tipo de prevenção e/ou inibição para seu crescimento.
 
Mas, para o câncer de mama, a melhor opção é estar sempre atenta. Faça o auto-exame e, ao menor sinal de anormalidade, entre em contato com seu médico e siga suas as orientações. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores suas chances de vitória.

*Pedro Vasco Filho é sommelier da Adega Mais

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Pedro Vasco Filho

*

Postagens Relacionadas
Marcius Tadeu Maciel Nahur
27.01.2026
Verdade, liberdade e contemporaneidade caótica

A chamada pós-verdade existe em uma zona nebulosa, com graves riscos científicos, éticos, políticos e históricos para a vida coletiva na sociedade contemporânea. Vivemos uma era estranha e caótica, que possibilita diversas dissimulações, sem que se considere isso uma desonestidade. Ainda que se espalhem as falsidades, as mentiras, ninguém se vê ou é visto como […]

Jales Naves
25.01.2026
Colégio Pedro Gomes e a expectativa de mudanças

Surgida como povoado em 1810 e emancipada em 1907, a cidade de Campinas, em Goiás, foi incorporada à nova Capital, Goiânia, em meados da década de 1930, e se tornou um de seus principais bairros, com intensa atividade socioeconômica e política. Bairristas, os moradores de Campinas sempre trataram o bairro com deferência, tinha uma vida […]

Henrique Alckmin Prudente
24.01.2026
Educação Ambiental: a sua casa é a melhor escola

Em 26 de janeiro celebra-se o Dia Mundial da Educação Ambiental, data instituída pelas Nações Unidas na Conferência de Belgrado, Sérvia, em 1975. Esse evento estabeleceu diretrizes para que práticas voltadas à sustentabilidade global e local fossem integradas, institucionalizadas e consolidadas em todo o mundo. A Educação Ambiental envolve diferentes sistemas (culturais, econômicos, naturais, sociais) […]

Luciana Brites
24.01.2026
Gestação e alfabetização

Muitas pessoas podem achar que gestação e alfabetização são temas distintos. No entanto, há fatores na gravidez que podem influenciar diretamente no desenvolvimento do aluno. O que acontece durante essa fase pode afetar o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental da criança. Isso porque a aprendizagem começa na barriga da mãe, já que, segundo estudos, o […]

Wesley Cesa
22.01.2026
O cânhamo e o pecado da ciência

Imagine um campo onde o pôr do sol tinge de rubro as folhas de uma nova espécie de planta, uma planta que é filha da ciência e neta da desconfiança. Cada haste vermelha parece carregar uma heresia: ser planta e não ser pecado. Ela é zero THC, zero polêmica, zero prazer culposo. Só tecnologia, genética […]

Peter Panfil
22.01.2026
Potencializando a energia dos data centers na era da Inteligência Artificial

Projetos de infraestrutura flexíveis e escaláveis são cruciais para possibilitar a inovação em IA. Para que essa meta se cumpra, é fundamental que as implementações e o uso não comprometam a confiabilidade e a eficiência das operações. Plataformas de computação acelerada e serviços em nuvem estão impondo um desafio cada vez mais complexo aos sistemas […]

Lara Ferry
21.01.2026
Ser vulnerável na era da performance: por que mostramos tudo, mas revelamos pouco?

Às vezes, é desconcertante viver em um estado de superestimulação, a ponto de nada fazer mais sentido. Tantas coisas acontecem ao mesmo tempo ao nosso redor, e o mundo muitas vezes parece demais. Nessa era de superexposição social, encontro grande dificuldade em sentir intimidade com este mundo, mas vivo neste paradoxo: anseio pela minha íntima […]

Jorge Gonçalves Filho
21.01.2026
Inteligência artificial: ou entramos nesse mundo ou estaremos fora do jogo

Mais um janeiro que, em pleno inverno, Nova Iorque é invadida por brasileiros sedentos para obter conhecimento e informações sobre as tendências do varejo mundial na NRF (National Retail Federation), o maior evento do setor no mundo. De 11 a 13 de janeiro mais de 3.000 brasileiros estavam andando pelos pavilhões do Jacob Javits Convention […]