Logo
Portugal vai às urnas neste domingo (18/1) em meio a possível avanço da extrema direita (foto: reprodução X)
Portugal vai às urnas neste domingo (18/1) em meio a possível avanço da extrema direita (foto: reprodução X)

Portugal vai às urnas neste domingo (18/1) em meio a possível avanço da extrema direita

11 candidatos disputam eleição presidencial

18.01.2026 - 12:41:06
WhatsAppFacebookLinkedInX

São Paulo – Um número recorde de 11 candidatos disputa a eleição presidencial de Portugal neste domingo, 18, com um líder populista pronto para possivelmente levar mais um avanço político para os partidos de extrema direita em ascensão na Europa.

O grande número de candidatos torna improvável que algum deles consiga mais de 50% dos votos para vencer no primeiro turno. Nesse cenário, os dois mais votados disputarão um segundo turno no próximo mês.

Quase 11 milhões de pessoas estão aptas a votar, e a maioria dos resultados é esperada para o fim do dia. O vencedor substituirá o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que chega ao limite de dois mandatos de cinco anos.

As urnas abriram às 8h da manhã, no horário local, num dia predominantemente ensolarado em todo o país, e estão previstas para fechar 12 horas depois.

Principais candidatos

Entre os favoritos, segundo pesquisas recentes, está André Ventura, líder do partido populista Chega. A escalada do apoio público ao Chega fez da legenda a segunda maior do Parlamento português no ano passado, apenas seis anos após sua fundação.

Um dos principais alvos de Ventura tem sido o que ele chama de imigração excessiva, à medida que trabalhadores estrangeiros se tornaram mais visíveis em Portugal nos últimos anos. “Portugal é nosso”, diz ele.

Durante a campanha eleitoral, Ventura espalhou outdoors em todo o país dizendo: “Isto não é Bangladesh” e “Os imigrantes não devem ter direito a viver da assistência social”.

Outros candidatos bem posicionados são dos dois principais partidos que se alternaram no poder ao longo do último meio século: Luís Marques Mendes, do Partido Social Democrata (centro-direita), atualmente no governo, e António José Seguro, do Partido Socialista (centro-esquerda).

Também se espera uma disputa forte do contra-almirante reformado Henrique Gouveia e Melo, que concorre como independente e ganhou reconhecimento do público por supervisionar a rápida implementação das vacinas contra a covid-19 durante a pandemia.

Apenas uma mulher está entre os candidatos. Portugal nunca teve uma mulher ou uma pessoa não branca como chefe de Estado.

Desafios para o próximo presidente

Em maio passado, Portugal realizou sua terceira eleição geral em três anos, em seu pior período de instabilidade política em décadas. Estabilizar o cenário será um dos principais desafios do próximo presidente.

Ventura, o líder populista, tentou transformar a imigração em um tema de campanha, mas os eleitores parecem mais preocupados com a crise imobiliária e o custo de vida.

Uma lei que permite a eutanásia e o suicídio assistido por médicos, aprovada pelo Parlamento em 2022, mas travada por questionamentos constitucionais, deve chegar à mesa do presidente para sanção.

O que está em jogo

Em Portugal, o presidente é em grande medida uma figura simbólica, sem poder executivo. Em geral, o chefe de Estado busca se manter acima das disputas políticas, mediando conflitos e reduzindo tensões.

Ainda assim, o presidente é uma voz influente e possui algumas ferramentas poderosas, podendo vetar leis aprovadas pelo Parlamento, embora o veto possa ser derrubado. O chefe de Estado também possui o que, no jargão político português, é chamado de “bomba atômica”: a prerrogativa de dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas.

Os acontecimentos políticos em Portugal têm pouco impacto sobre o rumo geral da União Europeia. O país tem uma das menores economias do bloco, e suas Forças Armadas são de porte modesto.

O que vem a seguir

Um segundo turno entre os dois mais votados deste domingo será realizado em 8 de fevereiro. A disputa definirá quem cumprirá um mandato de cinco anos no “Palácio Rosa” do presidente, em Lisboa.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Agência Estado

*

Postagens Relacionadas
Internacional
26.01.2026
Lula e Trump discutem Conselho de Paz e Venezuela em conversa de 50 minutos

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (26/1), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No diálogo, Lula apresentou a Trump a proposta para que o Conselho de Paz sugerido pelo norte-americano se limite à questão de Gaza e preveja um assento para a Palestina. Não houve uma […]

Nevasca
26.01.2026
Tempestade de inverno histórica deixa pelo menos 10 mortos nos EUA

São Paulo – Ao menos 10 pessoas morreram em decorrência da tempestade de inverno que atinge os Estados Unidos e que deve permanecer intensa nesta segunda-feira (26/1), de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS). As condições do tempo geraram alertas para que as pessoas evitem estradas, cancelamentos em massa de voos […]

Clima
24.01.2026
Mais de 11 mil voos já foram cancelados nos EUA devido à forte tempestade de inverno

São Paulo – Mais de 11 mil voos nos Estados Unidos já foram cancelados devido a uma tempestade monstruosa que começou a causar estragos em grande parte do país neste sábado, 24, ameaçando interromper o fornecimento de energia e cobrir as principais rodovias com gelo. Cerca de 140 milhões de pessoas, ou mais de 40% […]

Economia
24.01.2026
Trump ameaça impor tarifa de 100% se Canadá fechar acordo com a China

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 100% ao Canadá se ele avançar em um acordo com a China. A fala foi feita em postagem há pouco em sua rede Truth Social, e menciona diretamente o primeiro-ministro canadense, Mark Carney. “Se o Governador Carney pensa que vai transformar […]

Internacional
24.01.2026
EUA: agentes federais atiram e matam outra pessoa em Minneapolis durante repressão à imigração

São Paulo – Agentes federais doas EUA atiraram e mataram outra pessoa em Minneapolis durante a repressão à imigração da administração Trump. Um homem de 51 anos foi baleado neste sábado, 24, por agentes federais de imigração e morreu, conforme mostra um registro hospitalar obtido pela Associated Press. A vítima foi baleada em meio à […]

MUNDO
24.01.2026
Ataque russo mata 1 pessoa e fere 31 na Ucrânia durante negociações de paz

São Paulo – Neste sábado, a Rússia promoveu ataques com drones contra a Ucrânia, enquanto lideranças se reúnem em negociações para encerrar a guerra. De acordo com informações recentes da imprensa americana, até o momento, uma pessoa foi morta e 31 ficaram feridas. As reuniões em busca de pacificar o conflito entre os dois países […]

internacional
23.01.2026
Pentágono realiza mais um ataque contra embarcação no Pacífico Oriental

São Paulo – O Pentágono realizou nesta sexta-feira (23/1), sob ordens do secretário de Guerra, Pete Hegseth, mais um ataque contra uma embarcação no Pacífico Oriental que estaria envolvida em operações de narcotráfico, segundo o Comando Sul dos EUA (SouthCom). “Dois narcoterroristas foram mortos e um sobreviveu ao ataque”, escreveu a conta do SouthCom na […]

internacional
23.01.2026
Tribunal irlandês condena brasileiro à prisão perpétua por assassinato da ex-namorada

São Paulo – O Tribunal Criminal do centro da cidade de Cork, na Irlanda, condenou nesta sexta-feira (23/1), o brasileiro Miller Pacheco, de 32 anos, à prisão perpétua pelo assassinato da ex-namorada dele, a também brasileira Bruna Fonseca, no dia 1º de janeiro de 2023. Miller matou Bruna no apartamento onde ele morava por estrangulamento. […]