Adriana Marinelli
A Organização Social (OS) escolhida para gerenciar o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) foi apresentada, na tarde desta quarta-feira (18/4), pelo secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros Filho. O Instituto Sócrates Guanaes, da Bahia, foi o escolhido, depois de concorrer na fase final com outras duas OSs, o IGH, também da Bahia, e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), de Goiás.
De acordo com o secretário, a previsão é que a OS comece atuar em até 30 dias. “Nós estamos tendo experiências de hospitais que funcionaram desde o início com OS e aqueles que estão sendo transferidos agora. Até o momento, o resultado é positivo, como é o caso do HGG, administrado por OS há cerca de um mês”, diz.
Faleiros destacou, durante entrevista coletiva, que a disputa entre as três OSs finalistas foi bastante acirrada. “O que pesou muito para a escolha foi a experiência do Instituto Sócrates Guanaes. Eles administram muito bem um hospital de 320 leitos na Bahia.”
Sobre a falta de materiais, reclamação constante de funcionários do HDT, o secretário garante que o problema será solucionado de imediato. “Logo nos primeiros dias já serão notadas diferenças. Isso é um problema crônico nas nossas unidades e a OS permite agilidade maior nesse tipo de procedimento, sem processos licitatórios”, explica.
Com a administração do Instituto Sócrates Guanaes, haverá, segundo Antônio Faleiros, economia de cerca de R$ 2 milhões. “Vamos economizar. Gastamos no HDT mais de 48 milhões por ano e a OS vai fazer o mesmo trabalho ou ainda melhor gastando R$ 46 milhões do Estado. É uma economia que está havendo no HGG e vai haver agora no HDT”, ressalta.
Presidente do Instituto Sócrates Guanaes, André Guanaes afirma que está preparado para assumir a unidade de saúde. “Estive no HDT ontem para uma visita e garanto que chegamos para somar. Saúde precisa de parceria e devemos unir o que é melhor do público e o melhor do privado.”
HDT
Fundado em 10 de janeiro de 1977, o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Goiânia conta hoje com 126 leitos. O hospital registra aproximadamente 4 mil atendimentos e cerca de 270 internações mensais.