Verão é tempo de praia, piscina, descanso na fazenda, prática de esportes e de maior exposição dos cabelos ao ar livre. Os fios, se não forem protegidos dos efeitos do sol, do sal, do cloro e do vento, sofrem com danos como ressecamento, pontas duplas, perda de brilho e, ainda mais grave, a queda. Os excessos podem também comprometer a saúde do couro cabeludo.
O sol oxida a fibra capilar e compromete a queratina, causando fragilidade nos fios. O sal abre as cutículas e rouba a hidratação natural. O cloro altera a cor, enfraquece e torna os fios quebradiços. Todos esses efeitos requerem tratamentos de recuperação.
A boa notícia é que esses danos são evitáveis, se adotado um adequado comportamento diário de proteção, com rotina mais responsável e de reforço ao cuidado, que deve ser contínuo. O verão não precisa ser o vilão dos cabelos. E eles podem se manter bonitos e saudáveis na estação mais quente do ano.
A estação, no entanto, não é a única responsável pelos sintomas que devemos ficar atentos quanto à saúde dos cabelos. Não ignore sinais como queda difusa, afinamento ou fios mais finos. Isso pode não ser normal, e sim um aviso do seu corpo.
Hormônios em descompasso põem em risco os fios, pois eles conversam com os hormônios. Quando existe desequilíbrio — seja na tireoide, no ciclo menstrual, na menopausa ou em processos metabólicos — o crescimento capilar sofre. Nesses casos, não é só um castigo do verão.
Pode ser sinal de necessidade de tratamento especializado, que inclui avaliação médica completa (incluindo hormônios); análise da saúde do couro cabeludo e dos folículos; e de indicação de um plano personalizado de nutrição, tratamento e acompanhamento atento aos resultados.
Fios mais finos, clareamento no topo da cabeça ou afinamento da linha frontal são sinais de alopecia, que pode ser causada por genética, alterações hormonais, pós-parto, menopausa ou desequilíbrios metabólicos.
Percebendo esses sinais, é bom procurar um médico especializado em saúde capilar. Cuidar dos fios é também cuidar da autoestima.
*Domingos Coelho é dermatologista membro da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC).